domingo, 20 de maio de 2012

Projeto Curta na Praça é novamente sucesso em São Francisco

Público atento a exibição na Praça dos Três Poderes
 Foto Magno Paes.

O projeto Curta na Praça desembarcou novamente em São Francisco de Itabapoana neste final de semana e garantiu uma sessão com grande público. Foram exibidos sete curtas-metragens para um público de mais de mil pessoas que não se intimidou pelo frio. O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Frederico Barbosa Lemos, esteve presente, acompanhado pela primeira-dama, Francimara Barbosa Lemos.

O Curta na Praça é um projeto desenvolvido pela Shell Brasil e apoiado pela Coca-Cola e prefeitura. Funciona como um cinema itinerante, voltado para a exibição gratuita de curtas-metragens ao ar livre. Tem como objetivo disseminar valores humanos através do cinema nacional. Exibe documentários e filmes de ficção e animação premiados no Brasil e no exterior. Os filmes exibidos no primeiro dia foram “As Férias de Lorde Lucas”, “Vai Dar Samba”, “Menina Espantalho”, “A Fábula da Corrupção”, “Gol a Gol”, “O Gigante de Papelão” e “Contatos Siderais Antes do Colegial”. 

Todos os expectadores tiveram direito à pipoca e coca-cola gratuitamente. Após a exibição, houve votação para o filme preferido do público e sorteio de brindes. Ao final do evento aconteceu um debate com a diretora de um dos filmes exibidos, Tatiana Nequete, do Rio Grande do Sul, responsável pela direção do filme "As Férias de Lorde Lucas". Tatiana respondeu a diversas perguntas dos expectadores e deixou um recado para quem tem vontade de seguir a profissão. "Qualquer coisa que fizerem, principalmente se for arte, façam com muito amor. Se escrever um livro, escreva um que gostaria de ler, se fizer um filme, faça um que gostaria de assistir", aconselhou a diretora. 

Segundo a atriz e produtora de teatro e cinema, Juliana Teixeira, por causa do grande sucesso da primeira sessão do projeto (em 2011), no circuito deste ano São Francisco foi a primeira cidade e recebeu uma sessão especial com sete filmes. “A primeira sessão (em 2011) foi muito gratificante para nós. Por causa do grande público, demos uma atenção especial para São Francisco este ano” declarou Juliana. O projeto segue ainda por várias cidades dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Neste domingo (20/05) acontece mais uma sessão, na Praça dos Três Poderes, às 20h. Serão exibidos sete curtas-metragens diferentes dos exibidos no sábado. Haverá também distribuição de pipoca e coca-cola para os expectadores.(Ascom - SFI )

Nenhum comentário: