terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado nesta quarta na Praia de Guaxindiba

Foto: Arquivo do Blog do Paulo Noel.
Ambientalistas realizam nesta quarta-feira, 06 de junho de 2012, das 9:00h às 15:00h, uma exposição em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente na Praia de Guaxindiba, São Francisco de Itabapoana  no final da rua Principal de Guaxindiba, local próximo a beira mar.

Segundo o biólogo do projeto Tamar Rodrigo Blamili, em e-mail enviado ao Blog e à Rádio São Francisco FM, os principais órgãos atuantes nas questões ambientais de São Francisco de Itabapoana estarão presentes.

"Neste evento haverá exposição de painéis informativos sobre a natureza, atividades com pinturas de animais com integrantes do Projeto PÓLEN, explicações sobre problemas ambientais, distribuição e plantios simbólicos de mudas nativas pela Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco", informa Blamili.

Ás 10 horas será realizada pelo projeto TAMAR a reintrodução de uma tartaruga verde da espécie Chelonia mydas juvenil, oriunda de captura incidental na rede de emalhar e entregue por pescadores.

Os pescadores, segundo o biólogo, são os maiores aliados do projeto na conservação das tartarugas em São Francisco de Itabapoana.

"Na última temporada reprodutiva, de setembro a março, o projeto TAMAR protegeu 684 desovas neste município, liberando ao mar aproximadamente 62.574 filhotes de tartarugas marinhas Caretta caretta, conhecida popularmente como tartaruga cabeçuda, espécie extremamente ameaçada de extinção em nosso planeta", diz.

O evento contará também com a presença de representantes do INEA Instituto Estadual do Ambiente  que divulgará todas as atividades que realizam na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, que é o maior e último remanescente de mata nativa em São Francisco de Itabapoana.

A Estação Ecológica que conhecida "Mata do Carvão", é considerada como patrimônio da humanidade pelo programa “Homem e Biosfera” da UNESCO e caracterizada como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

"Desta forma, é muito importante a presença dos moradores e escolas do nosso município ao evento de Comemoração no Dia Mundial do Meio Ambiente", diz  Rodrigo Blamili que está convocando todos.

Venham, participem, informem-se já que esta é uma luta de todos por um município em busca, cada vez mais, de qualidade de vida.  Viva o Meio Ambiente, Viva São Francisco de Itabapoana.

Nenhum comentário: