quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em Guaxindiba

Durante evento Projeto Tamar encontra  no mar de Guaxindiba  tartaruga morta afogada.

O que era para ser uma comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, acabou surpreendendo  a todos que participavam do evento  com o resgate no mar, pelo biólogo Rodrigo Blamili do projeto TAMAR, de uma tartaruga morta da espécie verde "Chelonia mydas juvenil".

Segundo o biólogo, Rodrigo Bramili ,  estas tartarugas são  oriundas de captura incidental na rede de emalhar no litoral de São Francisco de Itabapoana.

O evento que começou às 10 horas na manhã desta quarta-feira, 06-06, contou também com a presença de representantes do INEA Instituto Estadual do Ambiente  que divulgou todas as atividades que realizam na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, que é o maior e último remanescente de mata nativa em São Francisco de Itabapoana.

O INEA presente ao evento
Crianças participam 
A chefe da Estação Ecológica Wania Coelho trouxe para o evento diversos tipos de armadilhas pegas em poder de caçadores no interior da mata. Os equipamentos foram exibidos perto do carro do INEA onde no entorno, foram colocados bannes informativos das atividades em defesa da mata da Estação Ecológica de Guaxindiba.


"Já o projeto TAMAR promoveu a reintrodução de uma tartaruga verde, recuperada por pescadores e entregue a equipe do Tamar."
  
Na sombra das casuarinas
Equipamentos apreendidos
A Estação Ecológica, conhecida "Mata do Carvão", é considerada como patrimônio da humanidade pelo programa “Homem e Biosfera” da UNESCO e caracterizada como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

"Desta forma, foi muito importante a presença dos moradores, principalmente dos professores   de escolas do nosso município ao evento", comemorou Rodrigo Blamili


Bannes do INEA
Wânia do INEA
 Estudantes, crianças , curiosos, além de ambientalistas do INEA Instituto Estadual do Ambiente, Projeto Pólen, Secretaria de Meio Municipal de Meio Ambiente, Projeto TAMAR, estiveram reunidos nas comemorações.

O evento bastante prestigiado foi realizado na sombra das casuarinas na beira mar, na Praia de Guaxindiba, no litoral de São Francisco de Itabapoana, um recanto mais do que apropriado para se festejar o Dia Internacional do Meio Ambiente. 

 


Nenhum comentário: