sexta-feira, 8 de junho de 2012

Asflucan auxilia produtores que tiveram canaviais atingidos pelo temporal


Avaliação da qualidade das canas afetadas reduzirá perdas


Os produtores rurais de Campos e região que tiveram seus canaviais tombados pelo temporal da última sexta-feira (1) devem buscar orientação da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) para minimizar suas perdas. Será feito um acompanhamento da maturação, a fim de garantir a melhor qualidade da cana, mesmo depois das alterações sofridas nas lavouras durante a forte ventania. Esta avaliação trará reflexos positivos também para as usinas, que terão matéria prima de qualidade no decorrer da safra.

De acordo com o presidente em exercício da Asflucan, Carlos Frederico Veiga, os ventos foram mais intensos nas localidades de Ibitioca, Travessão e também no município de São Francisco de Itabapoana, onde canaviais inteiros foram tombados.

A modificação no porte dos canaviais causa implicações na concentração de açúcares e no aumento de impurezas por ocasião da colheita. Com a mudança de características, a cana pode maturar mais cedo ou mais tarde dentro do período da safra que vai de maio a novembro. Isso é o que vai apontar o resultado das avaliações. A transformação ainda dificulta a colheita, tanto a manual, quanto a mecanizada.

— O tombamento das lavouras implica numa série de conseqüências e perdas. Mas, ainda há como minimizar estes danos. Vamos acompanhar o processo de maturação da cana e indicar o momento Ideal para a colheita, garantindo melhor qualidade e, consequentemente, melhores vendas, já que o preço pago pela cana depende da sua qualidade — explicou Veiga.

Mecanização — Apesar dos danos, a expectativa continua a mesma em relação ao avanço na colheita mecanizada. Será mantido o compromisso de praticar o corte de cana crua em mais de 20% das áreas que estão preparadas para a mecanização. O presidente da Asflucan lembrou que nem todas as áreas de plantação de cana foram afetadas pela ventania, nem sofreram destruição. “Os grandes danos ocorreram onde os ventos foram mais intensos”, apontou.

Subvenção — Aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, a subvenção da cana de açúcar deve ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff a qualquer momento. Todos os produtores que forneceram até 10 mil toneladas de cana serão beneficiados com o incentivo fiscal do governo federal que consiste no repasse de R$ 5 por tonelada de cana. Cerca de cinco mil produtores de Campos e região devem ser contemplados com o subsídio. (Ascom Asfrucan - Tatiana Freire)

Nenhum comentário: