sexta-feira, 7 de junho de 2013

Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em SFI


Durante a última quarta-feira (05/06), a Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana (SEMASFI) em parceria com a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba-INEA, Projeto Tamar, Grupamento Ambiental (GAM), UENF e Espaço Cultural Tabernarte promoveu evento de conscientização, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente Entre 9 e 17h, o público em geral e os alunos das escolas das redes de ensino do município visitaram uma estrutura montada com estandes dos organizadores, no Praia Clube Guaxindiba. 

O evento contou ainda com a presença de secretários municipais, assessores e vereadores. No estande do INEA foi possível aprender sobre os equipamentos que devem ser utilizados pelos guarda-parques, atualmente são oito em atividade, em caso de incêndios ambientais. O Tabernarte trouxe várias peças confeccionadas com materiais reciclados, sobretudo pneus velhos. 

Já o Projeto Tamar explicou sobre o ciclo de vida da tartaruga e a importância da preservação delas para o equilíbrio marinho. Ainda pela manhã, os participantes puderam presenciar a soltura de 60 filhotes da tartaruga da espécie Cabeçuda, que tinham acabado de nascer.

 O responsável pelo projeto, Rodrigo Bramili, explicou que a cada 1000 filhotes que são conduzidos para a água, até chegar à vida adulta com 30 anos, a média de sobrevivência é de apenas 1. Ele informou ainda que tem feito um trabalho de conscientização com os pescadores que tem surtido bastante efeito, com a diminuição de cerca de 20% ao mês na taxa de mortalidade. 

 Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo em 3D falando sobre o meio ambiente. A Secretaria de Meio Ambiente ainda distribuiu mudas ornamentais e frutíferas de espécies como pinha, acerola, begônea, oiti e flor-de-maio. As alunas Ana Carolina e Mariane, ambas do 6º ano da rede municipal de ensino, acharam esta oportunidade bastante educativa. “É importante cada um fazer sua parte, não jogar lixo nas ruas é uma delas.” Segundo dados da SEMASFI, dentre os 92 municípios fluminenses, São Francisco está na 84ª posição no ranking de preservação do Estado do Rio de Janeiro. 

Esta estatística levou o órgão a adotar novas posturas já para o 2º semestre de 2013. Entre as metas para reverter esse quadro estão a implantação de Conselho, Fundo, Grupamento Ambiental-GAM, protejo de arborização urbana, educação ambiental. Além disso, no mês de Junho será celebrado o 1º convênio da secretaria com o Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) que possibilitará, entre outros, a gestão ambiental compartilhada, capacitação, recursos materiais, veículo para uso da SEMASFI, coleta seletiva, participação no Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba, entre outros. 

Para o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, eventos como estes oportunizam a aproximação entre população e SEMASFI. “Precisamos selar um pacto a favor dos nossos ecossistemas. Este é um dia de reflexão que cada um deve pensar o que efetivamente tem feito pelo meio ambiente. Este evento tem a finalidade precípua de conscientização. É preciso que a população tenha atitude proativa na defesa dos ecossistemas, seja com atitude simples como plantar uma árvore, não jogar lixo em corpos hídricos, mangue etc..” (Matéria e fotos - Ascom - SFI)


Nenhum comentário: