sexta-feira, 7 de junho de 2013

São Francisco promove Dia D contra a paralisia infantil neste sábado

Neste sábado (08/06) São Francisco de Itabapoana realiza o Dia D contra a paralisia infantil com vacinação  em todos os postos de saúde do município a partir das   8h até às 16h. Esta é a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a pólio e irá se estender até o dia 21 deste mês. A vacina é destinada a crianças com faixa etária entre 6 meses e menores de 5 anos. A aplicação é feita pela via intramuscular. 

A meta do governo municipal é imunizar cerca de 2 mil e 300 crianças. Para ampliar o atendimento será instalada na praça principal da cidade uma estrutura toda equipada com profissionais disponíveis para aplicação das vacinas.

 O coordenador municipal de imunização, Cristiano Ribeiro, alerta aos responsáveis que não deixem de levar o cartão de vacina do menor. O secretário de Saúde, Jayme Tinoco, deu algumas orientações. “A contraindicação da vacina é caso a criança apresente sinais de febre ou tenha alergia a ovo e seus derivados. Sugerimos que os pais encaminhe o menor para um especialista o quanto antes”, disse o secretário. Ricos - A poliomielite é uma doença causada por um vírus e é altamente contagiosa. 

A transmissão do vírus pode ser de pessoa para pessoa e através de contato com fezes contaminadas. Vale ressaltar que a transmissão também pode ser feita por contaminação fecal presente na água e em alimentos. Não há tratamento para a poliomielite. A melhor forma de preveni-la é, obviamente, vacinando seu filho nas épocas recomendadas.

Nenhum comentário: