domingo, 3 de agosto de 2014

Baleia aparece morta na Praia de Buena




Uma baleia em estado de decomposição apareceu na Praia de Buena, litoral de São Francisco de Itabapoana, na manhã deste domingo, 03/08. Levado pelas correntes marinhas até a beira mar, o mamífero chamou a atenção de turistas e moradores que passaram pelo local.


Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, já está certo que a baleia será enterrada na areia da praia. “Já combinei com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Roosevelt Batista, e já está certo que uma máquina da prefeitura irá fazer uma cova no local e enterrar a carcaça nesta segunda-feira (04-08)”, disse o secretário.

O Blog falou também com o biólogo do Projeto Tamar, Tiago Leite. Ele confirmou que se trata de uma baleia Jubarte juvenil. Segundo Tiago, neste avançado estágio de decomposição, é difícil, olhando para o animal, detectar a causa da morte. “São várias as possibilidades. Desde uma colisão com algum navio, a contaminação por poluição, ingestão de algum lixo, interação com artefato de pesca ou alguma patologia clínica. O que será feito é uma análise do tecido da baleia pela CTA para tentar descobrir a causa da morte”, disse Tiago.


A empresa CTA - Serviços em Meio Ambiente é contratada pela Petrobras e faz o monitoramento de animais marinhos na costa de São Francisco de Itabapoana. O serviço é uma contrapartida da estatal pela exploração do Petróleo e Gás na Bacia de Campos. A CTA mantém uma base na Praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana.


Assista ao vídeo na reportagem do Blog do Paulo Noel e da Rádio São Francisco FM.


Nenhum comentário: