terça-feira, 5 de agosto de 2014

Demonstração de fé: Santuário das Neves espera hoje mais de 30 mil romeiros na Praia das Neves (ES)

 Segundo padre, como evento de devoção mariana é o maior do Sul do Estado do Espírito Santo.

A festa das Neves acontece na Praia das Neves, ES, mas em São Francisco de Itabapoana que está na divisa dos dois Estados RJ/ES, a cidade para parcialmente por conta da ida de milhares de romeiros que todos os anos se deslocam até o chamado Santuário de Nossa Senhora das Neves. “É tradição do povo católico. Todos os anos eu paro tudo e vou até lá agradecer a Nossa Senhora”, diz um trabalhador que leva toda a família.

Como a igreja católica vê os milagres que acontecem? Segundo o padre Rogério Guimarães da Paróquia de Presidente Kennedy (ES) o que o povo faz é um gesto de gratidão, um gesto de devoção popular.
“É verdade que alguns gestos são exagerados, mais de um modo geram demostram gratidão a Deus por ter concedido pela Virgem Maria a graça. E são graças que se a gente perceber, demanda a própria vida como uma cirurgia cardíaca, uma cirurgia mais complicada, um acidente, pessoas que de repente perderam o sentido de vida e encontram no Santuário, pela fé,  a graça alcançada”, diz.

Segundo o padre Rogério,  a festa das Neves, como devoção mariana é a maior do Sul do Estado do Espírito Santo. “É padroeira da paróquia de Presidente Kenedy,  é uma festa de grande importância. Esperamos cerca de 30 mil romeiros todos os anos. É a expressão de fé bonita do povo. A vinda do povo
, cada um cumprindo sua promessa ou fazendo seu pedido de oração”,conta.

Segundo o responsável pela paróquia não se exige nada dos romeiros. "Não é uma questão de comercio com Deus, são gestos espontâneo do povo", conclui.

Programação do última dia, hoje, 5 de agosto.

06h – Missa (Rogério Guimarães)
08h – Missa (Pe Walter Luiz Milaneze Altoé)
10h – Missa Solene (Bispo Diocesano Dom Dario Campos)
11h30 – Procissão e queima de fogos
13h – Missa (Pe Gelson de Souza)
15h – Missa (Pe José Carlos Ferreira da Silva)

15 de agosto
10h – Missa (Pe Rogério Guimarães)

15h – Missa (Pe Rogério Guimarães)

Prefeita Amanda Quinta diz que o Santuário está preparado para receber os romeiros.
“A programação foi pensada para todos os públicos. Estamos muito felizes com o crescimento de público a cada ano. O município de Presidente Kennedy  se preparou para receber a todos e celebrar juntos o dia de Nossa Senhora das Neves, que tanto representa para a nossa cidade”, disse a prefeita Amanda Quinta Rangel.

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Zenildo Rosa Porto, banheiro químicos foram espalhados na região e haverá reforço de equipes de saúde e segurança. “Esta festa é muito importante, pois é um resgate da fé e da história do nosso povo. O município de Presidente Kennedy surgiu ali, naquela igreja”, explicou.


O santuário das Neves foi tombado como patrimônio artístico e cultural do estado do Espírito Santo. A programação religiosa terá como ponto alto a missa das 10 horas, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Dario Campos, no dia 5 de agosto.

Romeu Pomada, pai das trigêmeas de São Francisco de Itabapoana, pagou a sua promessa
Casal Niwmar e Preta, moradores em Itaperuna, vieram pagar uma promessa após uma graça alcançada

Nenhum comentário: