terça-feira, 5 de agosto de 2014

Debates acalorados marcam primeira sessão da Câmara de São Francisco após recesso


A primeira sessão da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana após o recesso parlamentar foi marcada por debates acalorados. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 05-08, e o tema principal foi a eleição da mesa diretora para o biênio 2015/2016, que acabou não acontecendo.

Após mudança do regimento interno na legislatura passada, acompanhando uma tendência das Câmaras de Vereadores de se eleger a qualquer momento do ano a diretoria da Câmara, rolou nos bastidores da política sanfranciscana que a eleição iria acontecer nesta terça. 

Está claro que na câmara há dois grupos políticos, um com tendência de situação e outro com tendência de oposição. O grupo de vereadores formado por Renato de Buena, Raliston Souza, Jamilton Chaô, Alexandre Barrão, Marquinho de Santo Amaro, Caboclo, Fabinho do Estaleiro, Patrícia Cherene, Zé Cherene e Marcelo Garcia apresentou requerimento propondo a eleição da mesa diretora, mas o presidente da Câmara Claudinho Viana, alegou que a proposição foi apresentada tarde, e que não haveria tempo para preparar a eleição, como confecção de cédula e preparação de urna. O grupo alegou que sendo uma eleição aberta não necessitaria desta preparação. Há também uma tendência para que as Câmaras façam votações abertas, visando dar mais transparência em todas as ações do Poder Legislativo.

A partir daí começou um debate com relação à eleição. Ambos os grupos se acusaram em querer fazer a eleição "a toque de caixa". Outro ponto que gerou polêmica foi a questão do voto ser aberto ou fechado. Confira abaixo os momentos mais acalorados da sessão da Câmara registrado em vídeo pelo Blog.


Nenhum comentário: