sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Fórum de ciências e meio ambiente tem início em SJB com tema sobre recente erosão na praia de Atafona

Fenômeno da natureza: cenário de destruição no Pontal em Atafona com imagens do antes e do depois. As ondas do mar castigaram durante mais de 20 anos um dos mais belos recantos do litoral de SJB.

Antigo morador engenheiro, chegou a constuir um cais para proteger a casa de veraneio que também a natureza destruiu. Na foto ao lado, até o farol de sinalização foi levado pelas fortes ondas.

O Pontal em Atafona: antes e depois. Na imagem o cenário de destruição de mais da matade da área onde estavam edificadas dezenas de casas.

A evolução recente da erosão na praia de Atafona foi o tema enfocado na última quinta-feira (22), na abertura do II Fórum de Ciências e Meio e Ambiente. O evento está inserido na programação do Verão 2009 “O paraíso é aqui” elaborado pela prefeitura de São João da Barra e prossegue até o dia 12 de fevereiro, sempre às quintas-feiras, a partir das 17h, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, em Atafona.
A palestra, com cerca de 30 minutos de duração, foi ministrada pelo professor Gilberto Pessanha (Uff/Uerj), que há cinco anos vem realizando, através de mapeamentos, estudos sobre a região do Pontal. Em seguida, foi exibido o curta-metragem "Atafona por quê?", onde o fenômeno da erosão é analisado a partir de relatos de moradores e sob o ponto de vista científico. -- Procuramos fazer um relato sobre a erosão falando a respeito das ondas, da maré, e da velocidade do vento, tudo isso tendo como base sua evolução a partir de 2007. Foi uma palestra que teve por objetivo fazer com que o público entendesse de uma forma geral o fenômeno — explica o professor. Realizado pela primeira vez no verão de 2008, o Fórum tem por objetivo oferecer a turistas, estudantes e pessoas da comunidade a oportunidade de debater e expandir conhecimentos sobre importantes questões relacionadas ao meio ambiente, como aquecimento global, aves marinhas brasileiras, rio Paraíba do Sul e sobre o avanço do mar, com destaque para a praia de Atafona. O ciclo de palestras prossegue na próxima quinta-feira, 29 de janeiro, com o professor do Cefet/Upea, Vicente de Paulo dos Santos Oliveira, falando sobre monitoramento ambiental das águas do rio Paraíba do Sul. Aves marinhas brasileiras, com o professor Ricarddo Novelli, da Uenf, e a astronomia em nosso dia-a-dia, com o professor Marcelo Oliveira, também da Uenf, serão os temas das palestras a serem realizadas, respectivamente, nos dias cinco e 12 de fevereiro. — As informações transmitidas e debatidas irão contribuir para uma relação mais respeitosa entre visitantes, moradores e meio ambiente, com destaque para alguns ecossistemas do município de São João da Barra — explica o coordenador do Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, Plínio Berto, lembrando que as pessoas que desejarem participar do Fórum ainda podem fazer inscrições no local do evento ou pelo telefone (22)2741-0289. (Jornalista Maurício Barreto- Secom SJB.)

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, Paulo. Conheci Atafona há mais de 10 anos e nunca mais esqueci aquelas imagens. As fotos deixam bem clara a situação do local. Parabens pela iniciativa! Não entendo como um acontecimento desses passa em branco pela mídia, enquanto deveria estar sendo amplamente debatido e estudado....

Bernadete Tavares Cunha disse...

Conheço Diadema desde que nasci e estou com 45 anos. Moro em santos-SP e passava todas as férias em casa de minha avó em Atafona. Nossa casa tb foi levada. Mas posso garantir que antes disso tudo começar, Atafona era um paraíso para poucos, com seu mar moreno, suas areias moniazíticas e suas dunas, onde eu e meus primos escorregávamos alegremente e passeávamos de jeep com meus tios. Atafona continua um paraíso, porém sofre as consequências do progresso de grandes cidades. Deveriam estudar mais o fenômeno e divulgar como uma realidade que pode ser o futuro do mundo.