quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Prefeitura de SFI busca melhorias para transporte coletivo

Foto: Alessandra Lemos
Da redação com a assessoria de impresa da prefeitua de SFI.

O transporte coletivo, um problema antigo no município de São Francisco de Itabapoana, vem sendo tratado como prioridade pelo atual governo municipal. Através de reuniões permanentes, o assunto vem sendo discutido entre representantes da Prefeitura e das empresas de ônibus que operam no município, além da participação direta do próprio Prefeito Beto Azevedo. O objetivo é equacionar linhas e horários na área urbana e no trajeto de ligação intermunicipal com o município de Campos. Nesta quarta-feira (21), uma nova reunião definiu o aumento de horários de várias linhas, entre elas, as de acesso às praias da região com horários extras no período de alta temporada. Participaram da reunião, representantes das empresas São Francisco e 1001, além de secretários municipais, entre eles, o capitão da Guarda Civil Municipal, Antônio de Souza, o diretor da Empresa Municipal de Transporte (Emtransfi), o capitão José Eduardo Dias e o Procurador Geral do Município, Enaldo Barreto. “Estamos avançando gradualmente a cada reunião. Já aumentamos o número de horários e agora pedimos aos representantes das viações que nos forneçam o fluxo de passageiros para fazermos um estudo mais detalhado e apontarmos as soluções”, declarou Enaldo. A viação 1001 que dispunha de duas linhas (Barra/Macaé e Barra/ Rio de Janeiro) agora colocou outras quatro linhas. São elas: Campos – Santa Clara/Guaxindiba; Campos - Barra (via litoral); Campos - Barra (via Praça); e Campos – Gargaú. “Nós colocamos oito horários extras no domingo para São Francisco. Até aumentamos nosso guichê em Campos para oferecer um melhor atendimento”, afirmou o gerente operacional geral da empresa 1001 Antônio Carlos Sá. De acordo com o sócio-gerente da viação São Francisco, Gilson Meneses, o saldo da reunião entre as empresas e o município tem sido sempre positivo. “Nesse entendimento entre as empresas e o município já avançamos muito. Ajustamos nossos horários aos da viação 1001”. Ele destacou ainda que agora durante os intervalos dos ônibus da 1001 há sempre ônibus da viação São Francisco. “Antes as pessoas ficavam horas esperando o próximo ônibus. Agora a cada 30 minutos, antes ou depois do ônibus da 1001, temos ônibus da viação São Francisco”. Ainda durante a reunião, o secretário de planejamento, Marcelo Garcia, apresentou a planta para a construção da rodoviária municipal na entrada da cidade.

Terminal em Santa Clara

Logo após a reunião, os representantes das empresas se encontraram com o Prefeito Beto Azevedo na Praia de Santa Clara para escolher um local para a construção de um terminal rodoviário. O terminal vai ser construído através de uma parceria entre a empresa 1001 e a prefeitura. O representante da empresa São Francisco também manifestou a vontade de fazer parceria com a prefeitura. “No decorrer da administração do Beto Azevedo quero construir, em parceria com a prefeitura, abrigos intermediários nos locais de maior concentração”, antecipou Gilson Meneses.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Paulo Noel.

Sou Francisco e resido no município. Acompanho frequentemente o seu blog, que é uma das minhas páginas favoritas na internet, e parabenizo-o pela iniciativa. Onde quer que eu esteja sempre tenho que dar uma lida no seu blog para saber o que se passa em Sanfra.
O objetivo deste contato é dizer que não concordo com algumas declarações postadas no blog (http://paulonoel.blogspot.com/2009/01/prefeitura-de-sfi-busca-melhorias-para.html), referentes ao transporte coletivo municipal.
Sobre este assunto, primeiramente devo dizer que num ambiente democrático é inadmissível que se deixe de fora os representantes da sociedade civil nessa discussão, já que estes são os principais interessados, conhecem na pele o problema, e duvido que os que participaram daquela reunião ("Participaram da reunião, representantes das empresas São Francisco e 1001, além de secretários municipais, entre eles, o capitão da Guarda Civil Municipal, Antônio de Souza, o diretor da Empresa Municipal de Transporte (Emtransfi), o capitão José Eduardo Dias e o Procurador Geral do Município, Enaldo Barreto".) costumem utilizar transportes coletivos. Sendo assim, é uma pena, reforço, que mais uma vez a população seja descartada de algo tão decisivo para nosso município.
Ainda sobre as declarações, considerando a data da reunião, solicito que alguém da sua rádio confira a veracidade do que informou o representante da empresa São Francisco sobre haver (ele usa o verbo no presente: "temos") ônibus à disposição da população a cada trinta minutos. Tente esperar ônibus de Praça a São Francisco só no período da manhã e veja quantos passarão. Esse tipo de investigação é algo importante para que o seu meio de comunicação (o blog) tenha cada vez mais credibilidade.
Não quero nem entrar no assunto das vans e lotações, pois considero que elas atuam pela falta de um transporte coletivo mais justo e descente e pela má gestão da secretaria responsável. Imagine como seria se não houvesse nem esse transporte alternativo atuando em nosso município, mesmo dessa forma precária. Não quero me aprofundar agora nas más condições desses veículos que circulam na nossa terra. Particularmente, considero responsabilidade das autoridades municipais tudo o que vem acontecendo em termos de acidentes e outros problemas com essas vans e lotações, pois essas mesmas autoridades permitem o trânsito delas da maneira como vem acontecendo. Não culpo especificamente a atual gestão que, devo reconhecer, está iniciando agora e não teve muito tempo para colocar em ordem as coisas.
Só espero, para concluir, que a nova gestão municipal não cometa os erros do passado, e que dê um jeito nesse monopólio, esclarecendo à comunidade o motivo de somente essa empresa ser responsável (ou não) pelo transporte dentro do município. A população elegeu de forma consciente o senhor Beto Azevedo, confia nele e espera resultados.
Para terminar, como crítica construtiva, e pelo apreço que tenho pelo seu trabalho com o blog, sugiro uma revisão nos textos postados, que costumam conter muitos erros de português. Os textos escritos corretamente conferem o respeito ao leitor, e tenho certeza de que isto o senhor tem.
Ainda, solicito uma resposta a este e-mail.

Cordialmente, Francisco.

Anônimo disse...

Francisco. Boa noite! Acabei de ler seu e-mail e agradeço. Só através de críticas construtivas que crescemos, tanto espiritualmente quanto profissionalmente. Quanto aos erros peço que me ajude, informando em qual texto precisa ser corrigido. É uma forma de você participar. Não sou perfeito, mas quero acertar e sou determinado no que faço. Quero publicar seu comentário no Blog. Só preciso saber seu endereço ou telefone para contato. Responda-me: Quer vir participar neste sábado (24) do debate sobre transporte coletivo? Você está convidado. Aproveita a oportunidade pois neste sábado, 24, é convidado da Rádio São Francisco FM o Secretário Municipal de Transportes Roberto Vinagre. Em outra oportunidade, talvez no próximo sábado, a participação será do capitão Eduardo presidente da Emtransf – Empresa Municipal de Transportes. Venha debater conosco o tema neste sábado no Tribuna Livre. Preciso que confirme ainda hoje, se possível. No mais lhe desejo muita LUZ e PAZ. Paulo Noel.

Anônimo disse...

Caro Paulo Noel,

Infelizmente tenho um compromisso importante neste sábado, logo pela manhã e não poderei participar. Espero que, onde estarei, possa sintonizar a sua rádio. Aqui onde moro o sinal não é muito bom.

Sobre a postagem do comentário, só não gostaria que você colocasse a parte sobre os problemas de ortografia, que não é interessante para outras pessoas, mas peço que você analise os demais conteúdos, e se julgar que não ofendem a integridade de nenhum indivíduo, pode postar. É importante salientar que meu interesse não é polemizar, e tampouco sou contra as vãs. Apenas acho que o transporte municipal deve ser melhorado (tarifa justa, horários fixos e cumpridos, respeito aos consumidores desses serviços, respeito aos portadores de necessidades especiais e aposentados) e que as vãs, se forem regularizadas, que seja por completo, garantindo segurança para os transportados.

Quero, também, dar a dica de um blog de um projeto de Educação Ambiental, do qual faço parte com outros colegas. Esse projeto está para ser realizado na comunidade de Guaxindiba e faz parte do processo de licenciamento de algumas plataformas da Petrobras na Bacia de Campos. É um projeto que inclui 13 municípios fluminenses, com São Francisco. O endereço é http://nea-bc.blogspot.com/. Ele está em desenvolvimento. Inclusive, usamos uma informação do seu blog, daí a importância dele para a nossa região.



Francisco Corrêa

Anônimo disse...

Francisco, lamemento você não poder participar. Seria interessante sua presença em nossos estúdios debatendo o tema transporte coletivo que será discutido, não só nesse programa mais em outros também. Quem sabe em outra oportunidade. Quanto a sua preocupação sobre a não publicação da parte que fala sobre erros ortográficos é interessante sim que seja publicado, muito mais ainda as outras criticas. É a democracia. Só um trabalho transparente e isento como faz a Rádio São Francisco e o Blog é que ganha respeito e apoio da comunidade e dos internautas. É preciso ouvir o contraditório. Ninguém é dono da verdade. É importante o contraponto em qualquer assunto aqui tratado. Agradeço muito seus comentários. Espero que num futuro próximo possa contar com sua presença para continuar o debate. Não vou aqui entrar no mérito da questão, mas pode ter certeza a proposta tem um só objetivo: o transporte coletivo funcionando como merece a população. Grande abraço Paulo Noel.

Unknown disse...

Sobre o transporte público em SFI, concordo plenamente com o Francisco. Sou de SFI e sempre uso transporte quando vennho à cidade. Neste dia 24 vim de Macaé para SFI e fiquei muito insatisfeita com a qualidade do serviço da 1001.
Nesta semana estarei entrando junto ao PROCOM com uma ação contra a empresa já que fotografei flagrantes durante a viajem. Mas não basta somente reclamar da empresa. A prefeitura precisa dar oportunidade para que a população possa dar sua opinião. Outra sugestão é que a prefeitura construa urgentemente uma ouvidoria séria, e nesse sentido, os meios de comunicação do município deve empreender uma campanha de conscientização para que a população saiba que ela tem o direito de apontar aquilo que precisa de melhorias. Acredito que um plano de governo para pequenas mudanças como limpeza pública, atendimento ao turista poderiam melhorar o aspecto da cidade. O transporte é um elemento fundamental nesse início de govverno. Gostaria de dar meu apoio ao governo, pois pude notar pequenas melhorias na limpeza e na organização das praias.