quarta-feira, 3 de junho de 2009

Material genético de parentes será recolhido após resgate dos corpos, diz Jobim

Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr


Brasília - O ministro da Defesa, Nelson Jobim fala com os jornalistas depois da apresentação do sétimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Brasília - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje (3) que o recolhimento de material genético de parentes dos passageiros do voo 447 da Air France deve ter início só depois que os corpos começarem a ser resgatados. O trabalho, segundo ele, será comandado pela Polícia Federal.

“A colaboração do Brasil em relação às investigações faz parte de um pedido que será feito pelos franceses. O país participará porque houve brasileiros [envolvidos no acidente], mas apenas como supervisão”, explicou.

Após participar do sétimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o ministro disse que a responsabilidade de recuperar a caixa-preta do Airbus A330 – desaparecido na madrugada da última segunda-feira (1º) – é do governo francês e que a prioridade do governo brasileiro é recolher destroços e resgatar corpos das vítimas.

Jobim garantiu que a hipótese de atentado como causa do acidente com a aeronave não foi cogitada. Ele também negou que aviões que participam das buscas tenham localizado corpos de vítimas. O ministro reforçou que, assim que isso ocorrer, eles serão levados inicialmente para Fernando de Noronha e, em seguida, para Recife (PE).

Sobre a mancha de 20 quilômetros de extensão – localizada hoje pela Força Aérea Brasileira (FAB) na região onde foram encontradas destroços – Jobim afirmou que a tese de que o piloto poderia ter tentado um pouso forçado na água ainda não pode ser comprovada. “São hipóteses. Não há nenhuma conclusão. Queremos trabalhar com dados e eles virão depois do levantamento”, disse. ( Paula Laboissière repórter da Agência Brasil )

Nenhum comentário: