segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vai doer no bolso

Em cinco dias, multas serão aplicadas para quem insistir em pilotar sem capacete, diz comandante da Guarda Municipal de São Francisco de Itabapoana.

O comandante da Guarda Civil Municipal de São Francisco de Itabapoana, Amaro Antônio Gomes da Silva (Subtenente Gomes), em entrevista ao Jornal São Francisco é Notícia desta segunda feira (12/04) disse que em cinco dias os guardas municipais começarão a multar os motociclistas que insistirem em transitar sem o capacete, equipamento de segurança obrigatório. “Durante esta semana a Guarda Civil fará um trabalho de conscientização junto aos motociclistas para o uso do capacete. Vamos alertar primeiro sobre a importância do uso do capacete. E no segundo momento vamos aplicar a multa”, alerta Gomes. Ele citou também uma outra infração muito comum na cidade, e que será coibida: a poluição sonora provocada pelas motos sem escapamento ou com o equipamento violado, a chamada descarga aberta. Esse tipo ação incomoda moradores e comerciantes.

O blog sabe que a multa nem sempre é bem vinda, sobretudo pelo trabalhador, mas conclui também que após um bom trabalho de orientação e conscientização exercido pelos guardas municipais e agentes de trânsito, postergar a aplicação da multa para esse tipo de infração pode representar a omissão do poder público. Ou seja, fechar os olhos para a falta de hábito em usar o capacete da maioria dos motociclistas sanfranciscanos.

As multas não devem ser encaradas como uma engorda dos cofres públicos; e sim um instrumento usado para disciplinar e organizar o trânsito de nossa cidade. O que mais se vê no trânsito de SFI são motociclistas e motoristas ignorando o Código Brasileiro de Trânsito. Vale lembrar que pilotar motocicleta sem capacete é considerado uma infração gravíssima. O condutor perde sete pontos na carteira de habilitação. A penalidade inclui aplicação de multa no valor de R$363,29 e suspensão do direito de dirigir.

E você, o que acha dessa medida? Deixe a sua opinião.

10 comentários:

Edison Correa da Rocha disse...

Eu deixo a minha opinião fazendo uma outra pergunta:Haverá guardas em todos os distritos para orientar os motociclistas ou esta fiscalização só se aplicará no centro da cidade? Porque sinceramente,em Gargaú e em Santa Clara eu nunca vi um guarda sequer,nem em frente as escolas municipais.
É decepcionante.

Fernanda Ribeiro disse...

Até que enfim!!!!Precisa também coibir o abuso desses mesmos engraçadinhos transitando na contra-mão,presenciado a todo momento pq nunca fazem o retorno no local indicado na via pública,pulam canteiros pra passar de uma pista pra outra,manobram em sentido contrario,invadem a faixa do pedestre,transitam livremente e colocam em risco a vida de pessoas que estão ao redor e de forma natural,cruzando até mesmo as viaturas da guarda municipal e policia militar sem nenhuma abordagem ou sanção num desrespeito às Leis do trânsito.

Anônimo disse...

eu acho correto,concordo plenamente,pois nós sabemos que evita muitas mortes o uso do capacete.fernanda.

Anônimo disse...

Demorou... aliás, há outras verificações, entre elas o estado da moto (barulho), sem placa, documentação da moto e do motociclista... e por ai vai..... além disso e o cinto de segurança?

fredy pinheiro disse...

Esta medida e muito bem vinda,porem, a fiscalização deveria se estender a noite e tambem nos finais de semana.

CARLOS DE SANTA CLARA disse...

JA ERA HORA DE FAZER ALGUMA COISA ESSAS MOTOS COM DESGARGA ARROMBADA TAVA UMA POUCA VERGONHA PARABENS PELA INICIATIVA

Anônimo disse...

Concordo com Edison. Já que é pra fazer que seja em todo o munisípio e não somente no centro!!!

Fausto Lucas Amorim disse...

Acho muito interessante a conscientização do uso do capacete, mas e com relação as crianças na garupa, mesmo de capacete, e quanto ao calçado do piloto? Visto que muitas vezes a Moto é o único veículo da família e o sanfranciscano tem o hábito de usar sandálias aberta.Sugiro que o mesmo comandante nos diga se a guarda vai se prender ao uso do capacete ou vai punir com rigor todas as irregularidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Marcos disse...

Concordo plenamente com esta fiscalização.Só gostaria de fazer um pedido para os guardas municipais desse exemplo e não estacionasse na saida do macuco bem abaixo de uma placa proibido parar e estacionar.Deixando o santana ali eles só atrapalham a nossa saída.

Anônimo disse...

eu deixo a minha opinião e que ao invéis de cinco dias oriente um mês em todos os bairros do municipio,pois orientação nunca é demais,apesar que não é obrigação do agente.