segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Campanha “Criança Segura Sociedade Feliz” distribui de 15 mil kit’s no portal da cidade

O objetivo foi orientar a sociedade em relação à segurança da criança no trânsito, utilizando a cadeirinha e o bebê conforto.
Foto: Alessandra Lemos.



Um grande mutirão promoveu no sábado, 29, a Campanha de conscientização sobre o uso da cadeirinha na chegada do Portal da Cidade de São Francisco de Itabapoana. Foram distribuídos mais de 15 mil kit’s com os motoristas que passaram em frente ao portal.


A iniciativa foi do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) em conjunto com o Conselho Tutelar e diversas secretarias do governo municipal.

A ação teve base na lei 8069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê a toda criança o direito à vida. Frente aos altos índices de mortalidade infantil no trânsito, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) regulamentou a lei da cadeirinha (resolução 277).

A Campanha teve o tema “Criança Segura Sociedade Feliz” e prosseguiu durante o dia inteiro com a distribuição dos kit’s contendo folders informativos e adesivos padronizados. Segundo informações do comando da Guarda Civil Municipal, entre 8 às 10 da manhã, passaram aproximadamente 20 carros por minuto pelo portal da cidade.

O prefeito da cidade, Beto Azevedo que participou da campanha, destacou a importância da prevenção. “A criança não entende que é perigoso estar sem o cinto e a cadeirinha. Nos dias de hoje, mais do que nunca, devemos ser prudentes. Vamos dar total atenção a essa campanha de conscientização para pôr a lei em prática”, disse Beto Azevedo que durante a divulgação do projeto também deu as boas vindas aos turistas que passavam pelo portal.

O presidente do CMPDCA, Alaildo Barreto, fez agradecimentos. “Queremos agradecer a todos os comerciantes, empresários e aos representantes do poder executivo que aderiram a campanha. Estamos fazendo a nossa parte porque acreditamos que quando a criança está segura a sociedade também está feliz”, comentou o presidente.

Família conscientizada
Durante a distribuição dos kit’s informativos no portal da cidade, a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, fazia elogios às famílias que possuíam a cadeirinha no banco trazeiro de seu carro. A secretária lembrou do cuidado que se deve ter com os menores. “Apesar da lei já está em vigência, ainda se vê muita criança desprotegida dentro dos veículos. É bom lembrar que é necessário andar conforme as normas legais. Parabéns às pessoas que possuem em seus carros a cadeirinha ou o bebê conforto”, ressaltou Fátima.

O campista Cézar Fernandes e sua esposa Alcinéia Azevedo vieram veranear nas praias sanfranciscanas trazendo seus netos. De acordo com eles, o uso da cadeirinha não é somente uma necessidade de segurança como conforto para as crianças durante toda a viagem.

Nenhum comentário: