quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Auditório lotado na abertura do II Encontro Pedagógico em SFI


Foto: Flori Fernandes.
Teve início na tarde de ontem quarta-feira (02/02) o “II Encontro Pedagógico” no centro de São Francisco de Itabapoana. O evento reuniu representantes do legislativo, executivo e todos os professores da rede municipal de ensino. Com o tema "Razão e Emoção no saber docente", foram realizadas palestras interativas com muita troca de experiência. O Encontro Pedagógico é uma realização da secretaria de Educação e Cultura.
A abertura do encontro foi dividida em duas partes: no primeiro momento foi realizada uma palestra com a professora de português e literatura, Adriana Medeiros. Com o tema “Se liga, professor”, a professora ministrou sobre a necessidade do profissional buscar caminhos para a motivação.
.
No segundo momento, foi a vez do da Universidade Federal do Paraná, Roberto Belotti. O palestrante desenvolveu o tema “A motivação e a autoestima como instrumento no processo de ensino-aprendizagem”. Em suas colocsações, Belotti falou sobre os reflexos da motivação do professor nos alunos e a necessidade do profissional se valorizar.
.
A secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira, falou sobre o Encontro. “Através deste evento, queremos oferecer aos profissionais estratégias capazes de auxiliá-los nas situações de conflitos que poderão acontecer em salas de aulas. Acredito que assim poderemos iniciar o ano letivo mais motivados e preparados”, completou a secretária.
.

Programação
O encontro prossegue nesta sexta-feira, 04 de fevereiro,e, a programação contempla, além de palestras, diversas oficinas que serão realizadas em escolas da rede municipal.
Segue o cronograma do encontro:
.
04 de fevereiro14h - Oficinas
· Escola Estadual Municipalizada Dirceu Dias, em Guaxindiba;
· Escola Municipal Macarino Rosa de Moraes, em Volta Redonda.

Temas: 1. Sala de aula: Espaço de relações;2. A indisciplina na atualidade;3. A convivência saudável na sala de aula;4. Comunicação, uma prática necessária;5. Educação Emocional, uma necessidade diária;6. Como trabalhar a diversidade em sala de aula;7. A emoção nossa de cada dia;8. Uma equipe que se constrói com responsabilidade e atitude.

Um comentário:

Ronnis disse...

Realmente é importante estas reuniões entre os professores, mas oque adianta isso tudo se o principal mesmo eles não tomam nenhuma iniciativa, que é as reformas das escolas,para os alunos terem orgulho de um dia poder dizer que foi aluno dessa escola.Paulo a escola da praia dos sonhos está uma vergonha a muito tempo mesmo que essa escola não sabe oque é uma reforma, a secretaria de educação falar que queriam ajuda dos pais que são pedreiros para doar a mão de obra fala sério como diz Bores Kazoi isso é uma vergonhaaaa. vai entender essa prefeitura de são francisco hein.