sexta-feira, 29 de abril de 2011

São Francisco terá abastecimento de água ampliado


Pensando na melhoria do abastecimento de água potável em São Francisco de Itabapoana, neste domingo (01/05), às 9h, começarão, em Gargaú, as obras de perfuração de mais dois poços de água. O investimento é resultado do convênio assinado, no ano passado, entre o prefeito Beto Azevedo e o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Wagner Vícter, no Rio de Janeiro. A obra está orçada em R$ 2,5 milhões e irá alcançar 18 quilômetros da rede, beneficiando cerca de 15 mil habitantes.

Na ocasião, estarão presentes os representantes dos poderes executivo e legislativo municipal, da CEDAE e o deputado estadual João Peixoto.

Atualmente, São Francisco é abastecida por 4 poços que estão instalados em Gargaú. A distribuição alcança um raio de aproximadamente 80 mil metros, passando por Gargaú, Santa Clara, Guaxindiba e o centro de São Francisco.

De acordo com o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, a obra é resultado da harmonia entre o governo municipal e estadual. “Graças à iniciativa do prefeito Beto, que não poupou esforços em buscar os recursos, muito em breve diversos habitantes poderão ter acesso à água potável em nossa cidade. Estamos também muito gratos ao governo estadual que prontamente nos atendeu”, completou Garcia.

Estrutura da obra

As obras preveem a perfuração em rocha de dois poços, com profundidade aproximada de 170 metros e a instalação do conjunto motor-bomba e painel de comando.

Para interligar os dois novos poços ao reservatório, em Gargaú, serão assentadas duas adutoras de água bruta de 150 milímetros de diâmetro, com 1.500 metros de extensão cada uma.

Além disso, serão recuperados os equipamentos eletromecânicos das duas elevatórias de água tratada com a substituição de peças compatíveis com a nova vazão.

Ascom

3 comentários:

rodrigo disse...

Enquanto fazem obras em Gargaú, Barra do Itabapoana sofre com a água contaminada que sai pelas torneiras das casas. Cade o prefeito nessa hora.
Será necessário mais pessoas morrerem de CÂNCER para os órgãos responsáveis tomarem uma atitude.

rodrigo disse...

paulo noel seu blog tem servido de importante meio de comunicação para os são franciscanos.
entra em contato com seu Jamil da viação 1001 e faz uma matéria sobre a água de barra do itabapoana. precisamos tornar público a situação da água, que está contaminada por metais pesados. Segundo o laudo da fenorte a contaminação aumenta as chances de câncer, e até agora nada foi feito.

Olhos de Águia disse...

Cada vez que vejo essa notícia, sinto que faço papel de bobo; Entra ano sai ano, sai ano, e lá está essa notícia como se fosse nova, entretanto os usuários, não sentem esta melhoria nas torneiras. Chega de ser enganado!!!.