sexta-feira, 19 de julho de 2013

Jornada Mundial da Juventude: Peregrinos estrangeiros são recebidos em São João da Barra

                

Cumprindo itinerário de programação da Semana Missionária, iniciada no último dia 15 com encerramento previsto 21, o prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza (Neco) e o pároco da igreja São João Batista, padre Gustavo Ribeiro dos Santos receberam na manhã desta quinta feira (18), na Praça São João Batista, aproximadamente, 300 peregrinos estrangeiros vindos da República do Congo, Suíça, Espanha, Costa Rica, México, Itália, Filipinas, Índia, Alemanha e Venezuela.
                O 2º dia da Semana Missionária foi reservado, exclusivamente, para São João da Barra e, pela manhã, a comitiva participou de catequese e missa dividida por grupo linguístico: Na igreja matriz São João Batista, língua espanhola; na Boa Morte, língua francesa e na igreja do Educandário Santa Cecília, língua inglesa. Em seguida, o prefeito e as autoridades civis e eclesiásticas acompanharam os peregrinos em almoço no Grussaí Praia Clube.
             O bispo da Diocese de Campos Dom Roberto Francisco celebrou a missa em espanhol concelebrada pelos padres Gustavo Ribeiro dos Santos, Alexandre Mothé da Paróquia São João Batista da cidade de São João do Paraíso, espanhóis Francisco Javier, Cláudio Garcia e Arturo Dias. O canto ficou por conta do Coral do Seminário Diocesano Maria Imaculada, da Diocese de Campos. “Antecedendo a missa realizamos a catequese onde fizemos uma explanação sobre os ensinamentos da doutrina da Igreja Católica”, disse Dom Roberto.

O peregrino residente em Madri Victor Lópes, estudante do último ano de direito na Universidade de Madri veio para a Semana Missionária, através do movimento católico que participa denominado Reino de Cristo. “Vim com um grupo de jovens da Suíça, Alemanha e Itália e fomos acolhidos em São João Barra como se estivéssemos em nossa casa”, ressaltou  detalhando que foi muito satisfatória a visita nesta cidade onde a impressão é a de que todos fazem parte de uma só família.
Na parte da tarde os peregrinos conheceram os pontos turísticos e os prédios históricos.  O Cine Teatro São João, o Palácio Cultural Carlos Martins, a Casa de Câmara e Cadeia Pública e o Centro Cultural Narcisa Amália foram atrativos de arrancar suspiro por conta das apresentações de dança, música e exposição, além da beleza dos prédios sanjoanense. Na Barca da Ciência o passeio pelo Rio Paraíba do Sul até a Igreja de Nossa Senhora da Penha garantiu um tour pra lá de convidativo. Para festejar a noite aulão de dança de forró no coreto, festa julina, show de forró com banda, apresentação da quadrilha  Carruagem Nordestina, do Grupo Sonho, Amor e Fantasia, além de queima de fogos.
De acordo com padre Gustavo a programação da Semana Missionária proporcionou aos jovens momentos de oração e reflexão, aprofundando o encontro pessoal com Deus e sua proposta de amor. “Esse evento trouxe a motivação da fé para os jovens sanjoanense mostrando, através da união dos jovens de várias nacionalidades, que a Igreja Católica é uma só possuindo um único pensamento de fé cristã voltada para Deus”, comentou o padre.
                Segundo Dom Roberto a participação de São João da Barra na Semana Missionária é muito importante por mostrar aos jovens de outros países o patrimônio histórico, cultural e religioso do município que possui diversas Irmandades e igrejas no estilo colonial e também mostrar as tradicionais festas religiosas. “A Semana Missionária vai além da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que contará com a presença ilustre da Sua Santidade o Papa Francisco. Ela visa promover a integração entre os jovens, abrir espaço para uma cultura de paz e convivência com diferentes culturas, além da criação da chamada civilização do amor onde todos os povos possam compartilhar seus bens culturais”, completou.

Programação Semana Missionária – Amanhã, sexta-feira (19), os peregrinos participarão da manhã universitária na UENF com o tema “Razão e fé” e logo após missa na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. À tarde atividade missionária percorrendo vários lugares de Campos em missão de evangelização, distribuição de anúncios de paz, folhetos e escapulários. Para a noite a programação reserva concerto no Teatro Trianon. Já no sábado (20), às 9h, tem missa pontifical solene na Igreja Principal da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, tarde de missão de caridade social com visitas a centros sociais e comunidades carentes, e às 20h, adoração eucarística na Catedral Diocesana, seguida de show de evangelização com a Banda Adoração e Vida, na Praça São Salvador. Domingo (21), às 10h, encerramento da Semana Missionária com missa de envio para Jornada Mundial da Juventude na Catedral Diocesana e Administração Apostólica, na Igreja Principal.




Nenhum comentário: