sábado, 13 de junho de 2009

Procissão de Corpus Christi neste ano em SFI teve trajeto diferente


Local onde foi celebrada a missa e o público confere a arte nos tapetes ornamentais.

Fotos do Blog do Paulo Noel.

Fotos de Alessandra Lemos (O trabalho de confecção começou a noite e entrou pela madrugada.


Fotos de Alessandra Lemos.
.
A procissão de Corpus Chisti, na quinta-feira,11-06, em São Francisco de Itabapoana este ano teve como roteiro pela Avenida Joaquim da Mota Sobrinho, com chegada no palco instalado próximo aos Correios. A programação foi encerrada com missa campal e realização de shows com bandas católicas. Os tapetes ornamentais foram confeccionados na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho no trecho entre os Correios até a Caixa.

Confecção dos tapetes entrou pela madrugada

Durante a noite e madrugada dezenas de fiéis de diversas comunidades trabalharam com entusiasmo na confecção dos tapetes, um trabalho de arte e bom gosto que superou todas as expectativas. “Este ano os tapetes realmente estavam lindos”, disse um turista que visitava a cidade.

O que recomenda a religião católica no dia de Corpus Chisti

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).

Nenhum comentário: