domingo, 7 de junho de 2009

Sepultado hoje em Barra trabalhador morto em acidente na INB de Buena

Segundo a perícia, trabalhador teve braço arrancado pela esteira que transporta areias monazíticas no interior da INB – Indústrias Nucleares do Brasil.


O velório de Julio César foi na Igreja de São Jorge em Buena

O interior do templo na chegada do caixão e o portão de entrada da INB

A segurança não permitiu a entrada da imprensa ao interior da unidade alegando que por ser domingo a INB não funciona.
.
Na localidade de Buena SFI, a consternação era geral da comunidade pela morte do jovem Julio César dos Santos Ribeiro de 26 anos, vítima de acidente de trabalho na INB Indústrias Nucleares do Brasil na tarde de sábado, 6, por volta das 18 horas. Quando o caixão chegou à Igreja de São Jorge (foto) por volta das 14 horas, deste domingo, 7, amigos e parentes já estavam em frente ao templo aguardando para o velório. O sepultamento ocorreu por volta das 15 horas no Cemitério de Barra do Itabapoana.

Blog não teve acesso ao interior da INB

Logo que saímos da Igreja de São Jorge, no centro de Buena, a reportagem do Blog foi até a sede da unidade da INB. O guarda de plantão informou que não é permitido o acesso da imprensa ao interior da indústria. De volta ao velório conversamos com o funcionário da funerária que esteve no IML para remover o corpo para Buena. Ele contou que ouviu comentários do períto de que o acidente aconteceu quando Julio César, ao se aproximar da esteira que transporta areias monazíticas, fora puxado pela camisa ou pelo braço que foi arrancado pela esteira. “Eu vi o corpo como ficou após o acidente. Foi uma morte horrível”, disse. Um irmão de Julio César disse que não sabe ainda dizer como foi o acidente. O gerente da INB – Roberto Douglas Pasquier disse que não estava autorizado a dar entrevista mas que lamentava o ocorrido.

O Processo

O processo de lavra se inicia pela retirada da camada superficial do solo rico em matéria orgânica. Esse material é estocado no próprio local, por curto período de tempo, e será utilizado na fase final de recuperação dos terrenos lavrados. Após essa fase, com auxílio de escavadeiras hidráulicas e caminhões basculantes convencionais, o minério é extraído e conduzido para o beneficiamento na Unidade de Tratamento de Minérios.

Nenhum comentário: