terça-feira, 22 de março de 2011

Operação “Mil Grau” da PF resulta da maior apreensão de maconha já registrada na Região



Ao todo foram apreendidos 543kg de maconha.

Foto: Site Ururau

Uma ação da Polícia Federal depois de quatro meses de investigação iniciada às 6h desta terça-feira (22/03) e batizada de Operação “Mil Grau”, com apoio da Polícia Militar, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Grupo de Apoio à Promotoria (GAP), resultou na maior apreensão de maconha já registrada na Região, desde a implantação da Delegacia da Polícia Federal, no município, em 2001. Ao todo foram apreendidos 543kg de maconha.

Foram 70 Policiais Federais (PF), cerca de 20 Policiais Militares, sendo aproximadamente 10 dentro do Presídio Carlos Tinoco da Fonseca e os demais diretamente no desfecho da operação; além de seis agentes do Grupo de Apoio à Promotoria (GAP) e três cães farejadores, que foram utilizados localização da droga.

O nome escolhido, “mil grau”, faz alusão a uma gíria usada pelos traficantes, membros do grupo, que caracteriza situações urgentes referentes ao comércio, transporte e venda da maconha, cocaína e crack, comercializados por eles.

Funcionamento da quadrilha

De acordo com a investigação feita pela PF e pelo GAECO, a quadrilha, com pelo menos 30 integrantes, controlava o tráfico e a distribuição de maconha, cocaína e crack em favelas de Campos e municípios próximos, como Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e Bom Jesus do Norte (ES).


Os 543 kg de maconha foram encontrados dentro de uma cisterna num sítio no Distrito de Travessão, zona rural de Campos, e pertencia a uma quadrilha de pelo menos 25 integrantes que vinham atuando de maneira independente no tráfico de drogas em bairros da cidade, principalmente Guarus.
.
(Da redação com informações do Site Ururau e do site do Ministério Público Estadual).
.
Leia mais aqui .

Nenhum comentário: