sábado, 17 de dezembro de 2011

Mutirão contra a dengue faz visitas a mais de 7 mil casas em SJB









Foi um sucesso o mutirão contra a Dengue realizado neste sábado (17) pela Prefeitura de São João da Barra, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e Núcleo de Controle de Zoonozes, e participação do Ministério Público Estadual. Agentes de saúde, servidores municipais de todas as Secretarias, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, sociedade civil organizada, e voluntários visitaram 7.936 residências, distribuindo material e orientando os moradores quanto a importância da prevenção.
A concentração para a ação começou às 7h30m, com um café de recepção aos participantes no Ciep Gladys Teixeira, na Sede. Às 9h, com os participantes divididos em equipes de 11 pessoas, iniciou-se a ação que percorreu casas na Sede, Atafona (Vila Esperança, Cehab e Pontal) e Barcelos. Foram distribuídos quase 10 mil folhetos explicativos e mais de oito mil adesivos. A prefeita Carla Machado coordenou a ação e fez um programa na rádio local, alertando para a importância das ações de prevenção. Tanto a secretária de Saúde, Fabiana Catalini, quanto a chefe do Núcleo de Controle de Zoonozes, Vera Cardoso de Melo, participaram do programa.
- Nesse momento em que temos os menos índices de infestação do Norte Fluminense é muito importante que façamos ações como estas, orientando a população e pedindo que todos se comprometam na vigilância e nos cuidados em suas próprias casas, afirmou a prefeita. Para a chefe do Núcleo de Controle de Zoonozes toda a mobilização já teria sido importante só pela capacitação que foi realizada ao longo da semana: “muita gente saiu da capacitação dizendo que iniciaria a ação em sua própria casa e junto aos vizinhos. Isso é fundamental”, afirmou Vera Cardoso de Melo.
Em agosto e outubro os índices de infestação em São João da Barra foram de 0,4% e 0,9%, respectivamente, o que está dentro do limite preconizado pelo Ministério da Saúde como de baixo risco. “Porém, para que possamos manter estes índices deveremos permanecer numa vigília constante”, destacou a secretária de Saúde, Fabiana Catalini.
A Prefeitura disponibilizou pelo menos 70 veículos para a mobilização, além das equipes, além de setores importantes, como Defesa Civil, Guarda Municipal, o próprio Núcleo de Controle de Zoonozes e outros setores da Secretaria de Saúde, bem como Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Secretaria de Transportes e outras.
A prefeita Carla Machado destacou e agradeceu o empenho de todas as equipes no mutirão, informando que em janeiro, quando os veranistas estarão na cidade, haverá uma nova etapa. “Queremos chegar às residências que estão fechadas. Temos um trabalho conjunto com o Ministério Público e a nossa Procuradoria já viabilizou a questão local que permite que possamos entrar nas residências, porém em janeiro realizaremos uma nova ação como essa”, disse a prefeita.
Ponto em comum da ação foi a receptividade que as equipes receberam nas residências visitadas. A dona de casa Maria José reforçou a importância da ação chegar às casas de veraneio, que normalmente ficam fechadas até o final de dezembro: “eu acho ótimo trabalho que vocês estão fazendo. Eu cuido da minha casa, mas, e os vizinhos?”, indagou. “Meu filho já teve dengue. Eu tenho muito medo”, afirmou ela, que mesmo antes do Mutirão já tomava os cuidados para eliminar os focos do mosquito da Dengue.
Já o agente da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Hermes estava empolgado com o trabalho de orientação: “podem contar comigo sempre. Faço com a maior vontade. As pessoas nos têm atendido bem. Estarei à disposição sempre que precisarem”, afirmou.

2 comentários:

Anônimo disse...

SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA PRECISA DESSE MUTIRÃO DA DENGUE.

Ministério da Saúde disse...

Olá Paulo Noel!
Sempre é hora de combater a dengue. Juntos podemos mobilizar a população sobre a importância de se prevenir contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos simples como limpar calhas, caixas d’água, recolher o lixo e nunca deixar pneus ao ar livre para não juntar água.
Por isso, faça um post nas Redes Sociais, divulgue a hastag #combatadengue e compartilhe essa informação com seus amigos, parentes e vizinhos. A sua contribuição é fundamental para o sucesso desta campanha.
Caso tenha interesse em divulgar algum material da campanha, entre em contato através do e-mail comunicacao@saude.gov.br.
Saiba mais sobre a campanha no site: www.combataadengue.com.br
Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/dengue_MS
Estamos também no Facebook! Confira: www.facebook.com/minsaude?sk=app_110819375702256


Obrigado,
Ministério da Saúde