segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Programa Conviver Alfabetização de Jovens e Adultos forma primeira turma em São Francisco do Itabapoana




O Conviver Programa de Alfabetização de Jovens Adultos terá sua primeira formatura nesta terça-feira, dia 13 de dezembro. Serão 190 formandos, 70 homens e 116 mulheres de São Francisco do Itabapoana, município fluminense. A cerimônia de formatura será às 18h30 no Clube Praia Guaxindiba, com a presença de familiares, parceiros do projeto e autoridades locais.

Donas de casa, aposentados, pescadores, agricultores, pedreiros, garis, marisqueiras, tapioqueiras, jardineiros, jovens e adultos com idades variando de 15 a mais de 60 anos aprenderam a ler e a escrever por meio da metodologia de Paulo Freire. O processo de ensino começou em abril deste ano e foi concluído em novembro, com a participação ativa e crítica do alfabetizando na construção do saber. Temas relacionados com a realidade local foram trabalhados para estimular o aprendizado.

O Programa Conviver de Alfabetização de Adultos é promovido pela Ferrous nas cidades de Presidente Kennedy (ES) e São Francisco do Itabapoana (RJ), municípios onde a taxa de analfabetismo chega a 24%. Por meio da parceria com o Instituto Paulo Freire, a empresa pretende alfabetizar cerca de mil jovens e adultos com o intuito de ampliar o acesso à educação, direito de todo cidadão, e, consequentemente, às oportunidades de emprego que serão geradas a partir da chegada do Terminal Portuário da Ferrous.

Nenhum comentário: