sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A importância da reativação da Capitania dos Portos em São João da Barra para a Região

 A Marinha do Brasil reativou em 29 de novembro de 2012, a Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra de forma a contribuir com as atividades voltadas para o mar, com a segurança da navegação, com o crescimento portuário, e, portanto, com o desenvolvimento dos vinte municípios da área de jurisdição da agência, dos quais 13 (treze) localizam-se no Estado do Rio de Janeiro e 7 (sete) no de Minas Gerais. 

 Hoje, a área de jurisdição da Agência conta com mais de 4.000 pescadores que, anteriormente à sua ativação, precisavam se deslocar para Macaé para o atendimento de suas demandas nas áreas de fiscalização e legalização de seus barcos, habilitação e ensino profissional.

 Há também uma expectativa de aumento do tráfego de embarcações no litoral com o início da operação do Porto do Açu, que trará inicialmente um movimento de 65 (sessenta e cinco) navios/ano, com previsão de chegar a até 1.500 (hum mil e quinhentos) navios/ano. 

 A Marinha do Brasil já contou com uma Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra durante 151 anos. Desde a sua desativação, em 1998, pela portaria Ministerial nº 039/1998, a Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé incorporou a sua área de jurisdição e tem acumulado por 14 anos as atribuições que antes eram exercidas por aquela Agência.

 Em 2012, após um investimento de cerca de 850 mil reais em recuperação de imóveis, instalação de sistemas digitais, e aquisição de viaturas e embarcações, e do treinamento e da realocação inicial de cerca de 20 militares, a Marinha do Brasil reativou a Agência, que permitirá, ainda, uma melhor integração com os diversos órgãos federais, estaduais e municipais que atuam na área do desenvolvimento de atividades marítimas na região de São João da Barra e adjacências. ( Assessoria de Imprensa da Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra )

Nenhum comentário: