quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Estado receberá unidade modelo de tratamento de dependentes químicos


Sede de antiga fazenda passou por adequação física
A Secretaria de Prevenção à Dependência Química vai inaugurar em dezembro a primeira Unidade Modelo de Acolhimento (UMA) na cidade de Valença, no Sul Fluminense. Inédito no estado, o modelo do equipamento é dedicado ao apoio aos dependentes químicos e vai oferecer acolhimento voluntário e cuidados contínuos aos pacientes. Uma segunda UMA está prevista para ser construída em Nova Friburgo em 2015.

A secretária Sheila de Mello enfatizou que a importância do projeto é possibilitar que as equipes atuem com uma abordagem multidisciplinar e integradora.

- Com este equipamento, o Estado se credencia, ainda mais, para enfrentar os desafios do acolhimento aos usuários e de sua reinserção na família e na sociedade. Pretendemos implementar a UMA nas oito regionais do Rio, criando um espaço de capacitação por meio de um serviço-escola, que vai promover campanhas de prevenção e capacitar atores governamentais e não-governamentais - disse a secretária.

A UMA de Valença recebeu investimentos de R$ 4,3 milhões e terá capacidade para tratar até 100 dependentes químicos. A sede foi montada na antiga Fazenda Santa Mônica, em Barão de Juparanã, e passou por uma adequação no espaço físico.


Imprensa-RJ

Nenhum comentário: