sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Semana do Excepcional em SFI com poucos motivos para comemoração. A APAE atende cem crianças especiais , mas a data não passará em "branco"

Vice-presidente: “Falta conforto para nossas crianças, pois a área física é pequena e no verão o calor é insuportável”. A APAE atende crianças especiais de varias partes do município.



Ontem o Blog do Paulo Noel e a Rádio São Francisco FM estiveram na APAE onde conversou com dirigentes e mães dos especiais sobre as comemorações da Semana do Excepcional e o dia-a-dia da APAE. Segundo a professora Luciana Ricardo Gonçalves, que é irmã de especial e também prima de especiais, a APAE de SFI foi fundada em novembro de l996. “Comecei como voluntária e agora sou professora na Escola Especializada Cássia da Silva Barros que funciona dentro da APAE”, disse. São três professores regentes (que atuam em sala de aula) e uma professora de educação física. “Na APAE o atendimento é feito com fonoaudióloga, fisioterapeuta e apoio de 16 funcionários contratados pela prefeitura municipal de São Francisco de Itabapoana”, explicou. A APAE funciona em quatro salas, uma cozinha e um refeitório, em um prédio aos fundos da desativada CERSAN – Cooperativa de Eletrificação Rural Sanjoanense. “É o espaço que temos, mas nosso sonho é ocupar uma sede própria com espaço físico maior e com total privacidade”, disse a professora Luciana. Ela alega, que por ser uma área aberta, sem portão, e, com o restante do prédio ocupado pela Secretaria Municipal de Educação, fica difícil de controlar as crianças. Kátia Barros vice-presidente da APAE e mãe de uma jovem de 20 anos especial diz que seu sonho é a APAE funcionando com toda a infra-estrutura em prédio próprio. “Falta conforto para nossas crianças, pois a área física é pequena e no verão o calor é insurpotável. Precisamos também de uma piscina”, disse. A presidente Silvana Carvalho informa que a APAE está com toda a documentação jurídica em dia. “Totalmente legalizada, agora vamos em busca de recursos nos governos Estadual e Federal. Mas quem quiser, na comunidade ou em qualquer parte do Brasil, trabalhar como voluntário para nossa instituição, estamos com nossas portas abertas”, concluiu.

Programação

A APAE – Associação dos Pais e amigos dos Excepcionais de SFI está com uma intensa programação em comemoração a Semana do Excepcional que vai até dia 28 de agosto. Hoje, a programação inclui passeio turístico com churrasco na praia de Guriri. Na segunda, haverá panfletagem e caminhada em direção a Praça de São Francisco, no centro da cidade, onde haverá apresentação de capoeira. No retorno será servido um churrasco no almoço. Na terça, está prevista uma competição de futsal tendo como convidados os especiais da Ong Arco-íris de Luz de SFI. Na quarta, 27, festival de dança com premiação e oferecimento de cachorro quente aos presentes. Na quinta, 28, o encerramento com um churrasco e bolo para comemorar a data.

Nenhum comentário: