sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Suspeita de meningite em mulher do Macuco traz de volta a preocupação de um surto


A possibilidade de um surto de meningite em São Francisco de Itabapoana preocupa a população e as autoridades de saúde. Nesta quinta-feira (14-10) apareceu mais um caso suspeito da doença. Trata-se da secretária Jane Carla Andrade da Silva Santos, 25 anos, moradora no Bairro do Macuco. Ela está internada no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, com suspeita de ter contraído a doença. Apesar de apresentar os sintomas, a jovem, que trabalha como secretária no escritório de advocacia de Cláudio Heringer, no centro de São Francisco, está consciente e não apresenta nenhum tipo de comprometimento.

O advogado Cláudio Heringer, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São Francisco de Itabapoana, se mostrou bastante preocupado, em entrevista ao Jornal São Francisco de Notícia, da Rádio São Francisco, na manhã desta sexta-feira (15/10). “Estou indo ao Hospital Manoel Carola neste momento para obter orientações sobre o que devo fazer, já que tive contato durante essa semana com a minha funcionária. Aproveito e peço a todos muita oração por Jane”, disse Heringer.

Segundo o diretor clínico do Hospital Manoel Carola, Hober Caminhas, Jane está sendo monitorada, e seu estado de saúde é bom. “Vamos adiantar o resultado do exame para hoje (15). Como esse exame vai sair mais rápido do que os demais, vamos esperá-lo para, se for o caso, administrar o antibiótico aos comunicantes (pessoas que tiveram contato mais próximo com a paciente)”, disse o médico.

Segundo as autoridades de saúde, para ser decretado surto de meningite em São Francisco de Itabapoana, é necessária a confirmação de três casos mais um suspeito. Até o momento são dois casos confirmados: Sabino Augusto Cardoso e Maria José de Alcântara Mascarenhas Pinto

Sabino – Sabino Augusto Cardoso tem 25 anos e mora em Gargaú. O blog havia recebido uma informação sobre a alta médica do jovem. A informação foi desmentida pela prima de Sabino, Cristiane da Silva. Segundo Cristiane, Sabino continua internado no Hospital Geral de Guarus. O seu estado de saúde ainda inspira cuidados.

Maria José – A rotariana e funcionária da Secretaria de Turismo de SFI tem 55 anos. Ela segue internada na UPG – Unidade de Pacientes Graves - do Hospital Ferreira Machado. O caso é grave. Maria José respira com a ajuda de aparelhos e está em coma induzido. A bactéria meningococo está presente na corrente sanguínea, mas não atingiu a meninge, entretanto os médicos tratam esses casos como meningite, mesmo não tendo a inflamação da membrana que reveste o cérebro. É que o simples fato de a bactéria circular pelo corpo já torna o caso muito grave. Esse germe tem um alto poder de destruição e a capacidade de paralisar algum órgão. Nesse momento as funções renais da paciente estão comprometidas, já que a bactéria atingiu os rins. Duas hemodiálises já foram feitas. Na primeira, realizada na semana passada, os médicos narraram dificuldades para realizar o procedimento; já na segunda, realizada durante o feriadão, houve uma melhora.

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite.
A preocupação do surto de meningite está deixando todos apreensivos, porém, além da meningite, um problema de saúde pública, quase tão grave quanto ao de meningite é o da dengue e que não precisa ter comprovação de surto porque os casos ocorridos no nosso município já apontam para que a prefeitura tome as devida providências. Vale ressaltar que a prevenção da dengue não possui um custo alto como a meningite, mas é preciso que as autoridades responsáveis se interessam para podermos erradicar este mal no nosso município, principalmente em Gargaú, que pelo que tenho acompanhado é o local com maior incidência.onoici

Anônimo disse...

Gostaria de saber por que a secretaria de saúde deste município, ainda não está colocando o carro de fumacê nas praias, principalmente aqui em Gargaú, já que sabemos da ocorrência de vários casos de dengue nesta localidade.
Será que vai ser preciso irmos para outros meios de comunicação para pedir isto, lembrando que é um direito nosso exigir melhoria e melhor qualidade de vida para nós, habitantes desta localidade.

Anônimo disse...

Ainda não consegui entender a medida tomada pela prefeitura em mandar para os alunos da turma 1001( alunos que mantiveram contato com a aluna com suspeito de meningite)somente um comprimido para prevenir a meningite, já que este medicamento só faz afeito se tomado sete dias consecutivos e o pior foi que divulgou que mandaria a dose correta, mas só veio um comprimido.

Anônimo disse...

ué voce está publicando comentários anonimos? deve ser seu amigo só pode, acidade está entregue ninguém posta nada quando o anonimo posta, se não for seu amigo deleta né? esta cidade merece o que tem.

Psau disse...

Postagens anônimas tem sido uma prática exercida pelas pessoas que temem se envolver. Ou seja querem comentar, mas esquecem ou por medo não se identificam. Infelizmente temos que conviver com pessoas assim: perfil covarde de pessoas que preferem viver no anonimato. Att. Paulo Noel.