quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Franceses em volta ao mundo passam por SFI

 

 

Os franceses Bruno e Isabelle Frébourg, 63 e 60 anos, iniciaram em abril de 2006 um projeto audacioso: dar a volta ao mundo. No Brasil, desde janeiro de 2020, eles chegaram a São Francisco de Itabapoana (SFI) na tarde da última quarta-feira (13), após passarem recentemente por outras cidades fluminenses, como Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Paraty, na Costa Verde.

 

Uma das primeiras decisões dos viajantes ao conceber o plano foi a preferência a transportes como barcos e bicicletas, este último pouco utilizado pelo casal até o início do percurso.

 

“Iniciamos essa aventura com a proposta de conhecer novas tradições, culturas e comidas”, afirmou Bruno, que intercalava um pouco de português com inglês e francês. Ele contou ainda que tem uma filha de 38 anos que ficou muito preocupada com a aventura dos pais, mas não foi empecilho para eles seguirem adiante.

 

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) alterou os planos do casal em terras brasileiras, como aconteceu com várias pessoas que tiveram que abortar o que haviam planejado. O casal precisou retornar à terra natal em março, após a morte do pai de Bruno, e só conseguiu voltar ao Brasil em outubro, devido às medidas restritivas impostas aos voos internacionais.

 

Nas bicicletas, trazem os poucos utensílios indispensáveis para o trajeto de quase 150 mil km e um pedido de ajuda: “Nós não temos muito dinheiro. Precisamos de doações para comer”.

 

Quando questionado sobre as características mais marcantes do país, o casal, junto há 40 anos, respondeu prontamente: a hospitalidade e o acostamento nas estradas. Eles contaram agradecidos que, onde vivem, em Bailleul, na região da Normandia, não existe essa faixa adicional.

 

Assim que chegaram a SFI, os franceses procuraram a prefeitura, localizada em frente ao portal da cidade. “Em todos os lugares por onde passamos, as autoridades nos ajudam oferecendo um lugar para descansar. Em cidades maiores, como Rio de Janeiro e São Paulo, passamos dois ou três dias. Mas aqui iremos ficar somente uma noite”, relataram.

 

Segundo eles, a estadia em território são franciscano foi curta, pois precisam chegar em Recife até oito de março. A data marca a expiração do visto e o início de uma nova etapa da volta ao mundo, quando vão embarcar em um barco em direção a Dakar, capital do Senegal. De acordo com o site “Roues Libres”, atualizado semanalmente pelos viajantes, países como Rússia, Coréia do Sul, Japão, Filipinas, Austrália, Viatnã e Canadá já foram percorridos.

 

A Prefeitura de SFI, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, deu suporte aos viajantes durante a passagem pela cidade, onde ficaram hospedados em Guaxindiba, uma das principais praias dos cerca de 60 km.

Fonte: Ascom SFI

Reportagem: Júlio César Barreto / Fotos: Eduardo Porto

Nenhum comentário: