sexta-feira, 19 de outubro de 2007

O caos no transporte coletivo em SFI

Caro Alan. Tomei a liberdade de publicar o seu comentário, por considerar últil para o debate em torno de tema tão complexo. Aproveito a oportunidade e convido os ouvintes da Rádio São Francisco FM para participar pelo telefone do debate sobre transporte coletivo em SFI. São nossos convidados, para este sábado dia 20-10-07, o empresário Gilson Menezes proprietário da Rogil empresa de ônibus e do Coronel Amilton, presidente da Emtransf (Empresa Municipal de Trânsito). Convido também um representante das vans. Acredito que só através do diálogo franco e transparente poderemos buscar solução para o problema do transporte. Assim, acredito sincieramente que nossa Rádio São Francisco FM, com este debate, está dando sua contribuição. O debate começa às 8 horas deste sábado. Mas, vamos a opinião acolhida por este Blog do Alan.
O caos no transporte coletivo em SFI é um dos maiores exemplos do completo descompromisso do poder público (executivo e legislativo) com a qualidade de vida da população. Santa Clara, Sossego e Gargaú simplesmente não são atendidos por ônibus circulares. Existem somente vans. A grande maioria delas é sucateada, suja, dirigidas por pessoas sem educação e sem a devida habilitação. Há exceções, mas são muito poucas.
Somos atendidos por uma clandestinidade oficializada pela inércia da administração pública. Ditam os preços, ditam as rotas, ditam os horários de acordo com o interesse particular deles. A prefeitura não se manifesta.
A câmara não reage efetivamente. O município é pobre, mas os preços das "passagens" das vans são os mais caros da região. Não tenho nada contra o transporte alternativo. Mas é necessário que haja realmente alternativas, escolhas, e isso não há. Existe a exploração de um monopólio sobre uma população carente de representantes reais.
O transporte coletivo é peça fundamental em qualquer cidade civilizada. Somente administradores que sabem o valor de um serviço público de qualidade têm força de vontade e competência o suficiente para implementar uma política de transportes que atenda às reais necessidades da população e de quem nos visita. Não teremos desenvolvimento enquanto não se atentarem para a necessidade de prover o município com os serviços públicos básicos para promover a qualidade de vida da população.
O serviço público é o patrimônio de quem não tem patrimônio. A melhor maneira de se promover a inclusão social é permitindo que todos possam ter acesso a serviços públicos de qualidade, o que inclui, além do transporte público, os serviços de saúde, educação, etc. Acredito que esse deve ser um debate permanente. Identificar os problemas e buscar as soluções para uma melhoria real no transporte público é o começo para que possamos caminhar na direção do desenvolvimento tão falado, mas tão pouco trabalhado em SFI. Parabéns ao blog a Rádio por colocar em pauta tema tão importante. Um abraço, Alan Jones.

Um comentário:

Unknown disse...

Caro Paulo Noel ,também venho mostrar a minha insatisfação com o transporte coletivo em São Francisco,é um absurdo o que ocorre seja ele no contexto municipal ou intermunicipal...
Tenho a seguinte visão como uma cidade pode crescer sem transporte? a falta de respeito e enorme.. se um cidadão tiver a necessidade de se deslocar do centro de São Francisco para as praias (Santa Clara,Guaxindiba ,Gargaú)ou vice-versa durante o dia ele não tem a informação de horários e fica horas esperando e se for a partir das 19 horas,,, terá que ter muita sorte para encontrar transporte,,,isso é um absurdo,,a cidade para as 18 horas? depois disso os moradores são obrigados a ficarem em casa? os turista so vem para a cidade de carro? esse exemplo real que mencionei acima está relacionado no contexto municipal onde vejo que compete a prefeitura organizar de alguma forma ,sou a favor do transporte alternativo sim , os cidadãos tem que ter a opção de escolher o melhor serviço,,mas essa bagunça atual que ocorre e inaceitável.
Ja se falando no transporte intermunicipal,, sei que compete ao DETRO mais não podemos reconhecer que o nosso Prefeito deveria de alguma forma cobrar ao governador soluções , visto atualmente a empresa atual não presta o serviço que deveria e muito menos as vans,,lembrando que as vans são transporte Alternativos

Espero que as autoridades se coloquem no lugar do cidadão,,, ou mesmo façam um teste....vá em algumas dessas localidades que mencionei e tentem se deslocar para o Centro de São francisco ou até mesmo para Campos....e tenham uma boa sorte.