sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Blog acolhe opinião sobre quiosques.


Paulo Noel

Eu gostaria de fazer algumas observações a cada um dos "7 erros" mencionados pelo “anônimo”:


1- Não existe uma secretaria de meio ambiente no município? Acredito esta secretaria deva ter funcionários capacitados para avaliar os danos ao meio ambiente. Mas pelo que posso ver, nenhum funcionário de lá passou por Santa Clara nos últimos 10 anos.


2- Se eu não me engano, ainda tenho em casa o edital do concurso da PMSFI. Nesse edital diz que existiu concurso para fiscalização de postura. Onde estão esses concursados que nunca agiram nessas questões?


3- Vale ressaltar que a própria prefeitura monta palcos na beira mar e financia shows em som alto. Esse som alto também desrespeita os habitantes da cidade / turistas / animais. Como o “anônimo” mesmo diz, culpa também da prefeitura que não quis corrigir.


4- Isso é caso de polícia! Sou totalmente contra esse tipo de atitude, mas quiosques de Copacabana e de Salvador também passam pelos mesmos problemas e nem por isso serão demolidos. Onde as autoridades estavam que não coagiram essas ilegalidades?


5- Brigas, desentendimentos e provocações acontecem em todo o município. Seja em um forró no Macuco, em jogo de futebol em Buena ou em bailes de Guaxindiba / Gargaú / Praça. Não é justo dizer que brigas acontecem apenas nos quiosques e por isso eles devem ser demolidos.


6- Porque simplesmente não desapropriaram os quiosques que se enquadram nessas questões e os repassaram para pessoas que pudessem cuidar? Quanto a orla não ser bonita eu concordo. Em Santa Clara não existe nem ao menos lixeiras na beira mar, o calçadão não possui pavimentação homogênea e nem iluminação completa. A secretaria de obras não seria responsável por prover essas coisas tão BÁSICAS para que a orla pudesse ter uma aparência melhor?


7- Se o "anônimo" acha que derrubando os quiosques o nível musical das praias irá melhorar, está profundamente enganado. As mesmas músicas que tocam nos quiosques tocam em carros particulares com alta potência de som e muitas bandas contratadas pela própria prefeitura para “animar” o verão possuem essas mesmas músicas em seus repertórios.


Chego a conclusão que muita coisa que acontece nos quiosques poderiam/podem ser evitadas se tivéssemos uma fiscalização para que se cumprisse com as normas. Mas não. As autoridades são omissas de suas responsabilidades, os quiosqueiros descumprem as regras e o município todo saí perdendo. Sem quiosques perde: o dono do depósito de bebidas, o dono do açougue, o dono da peixaria e o pescador, a cozinheira, o garçon, o dono da rádio que faz propaganda, o vendedor de aimpim, o dono da loja de embalagens e o quiosqueiro. Não sei como o “anônimo” pode dizer:"vida é assim mesmo, uns choram outros se alegram". Quem se alegra com isso??? Só se for ele. Mas também...O que se pode esperar de uma pessoa que não tem nem coragem de se identificar, não é mesmo?Grato pela atenção,Ruy Temberg.

4 comentários:

Unknown disse...

Caro Paulo Noel,

Primeiramente eu agradeço pela sua gentileza em acolher os nossos comentários. Não me refiro apenas aos meus comentários, mas também do "anônino" e de outros leitores do Blog. Por falar em Blog, parabéns!! Este está de alto nível, bem escrito e com várias notícias do nosso município. Jornalismo de primeira!! Esse meio de comunicação ajuda a pessoas, assim como eu, que não moram mais no município e não tem chances de ouvir sua rádio para saber o que acontece por aí.

Observei que você colocou as minhas observações aos erros apontados pelo anônimo na página do mês de outubro. Pensando na melhor compreensão dos seus leitores, eu refiz o meu texto e gostaria que você o substituisse caso seja possível. Acredito que o novo texto facilitará aos seus leitores a entender do que se trata cada uma daquelas respostas. Sendo assim, irei enviar um novo "comentário" para você para que você possa colocar ao lado daquela foto :o)
Ah, não precisa aceitar essa mensagem, ok?! Estou escrevendo por aqui pois não achei o seu e-mail em lugar algum do Blog.
Um grande abraço,
Ruy Temberg.

Unknown disse...

Prezado Paulo Noel,
Eu gostaria de fazer algumas observações a cada um dos "7 erros", que segundo o “anônimo”, são motivos para que os quiosques do litoral de São Francisco sejam derrubados:
ERRO Nº 1 - A responsabilidade da destituição da vegetação dos quiosques é em boa parte dos donos de quiosques, que descamparam o local e colocaram mesas e cadeiras ou mesmo caminhos para as praias, como podemos ver a olho nu.
*RESPOSTA - Não existe uma secretaria de meio ambiente no município? Acredito esta secretaria deva ter funcionários capacitados para avaliar os danos ao meio ambiente. Mas pelo que posso ver, nenhum funcionário de lá passou por Santa Clara nos últimos 10 anos.
ERRO Nº 2 - Os quiosques, foram criados para comércio, e não para moradias. Podemos ver, no horário da tarde, varal com roupas (inclusive calcinhas e cuecas).
*RESPOSTA - Se eu não me engano, ainda tenho em casa o edital do concurso da PMSFI. Nesse edital diz que existiu concurso para fiscalização de postura. Onde estão esses concursados que nunca agiram nessas questões?
ERRO Nº 3 - O som alto, desrespeitou os habitantes da cidade, turistas e animais. Muito foi reclamado, mas nada corrigido. Culpa tb da prefeitura que não quis corrigir.
*RESPOSTA - Vale ressaltar que a própria prefeitura monta palcos na beira mar e financia shows em som alto. Esse som alto também desrespeita os habitantes da cidade / turistas / animais. Como o “anônimo” mesmo diz, culpa também da prefeitura que não quis corrigir.
ERRO Nº 4 - Em ALGUNS quiosques, utilizava-se de prostituição (não me venham perguntar qual que todos sabemos), drogas e menores bebendo.
*RESPOSTA - Isso é caso de polícia! Sou totalmente contra esse tipo de atitude, mas quiosques de Copacabana e de Salvador também passam pelos mesmos problemas e nem por isso serão demolidos. Onde as autoridades estavam que não coagiram essas ilegalidades?
ERRO Nº 5 - Brigas, desentendimentos e provocações ocasionadas pelo descontrole de clientela que há na região.
*RESPOSTA - Brigas, desentendimentos e provocações acontecem em todo o município. Seja em um forró no Macuco, em jogo de futebol em Buena ou em bailes de Guaxindiba / Gargaú / Praça. Não é justo dizer que brigas acontecem apenas nos quiosques e por isso eles devem ser demolidos.
ERRO Nº 6 - ALGUNS sujos, com aparência de abandono, embora em uso. Estragando a nossa orla, que já não é nada bonita.
*RESPOSTA - Porque simplesmente não desapropriaram os quiosques que se enquadram nessas questões e os repassaram para pessoas que pudessem cuidar? Quanto a orla não ser bonita eu concordo. Em Santa Clara não existe nem ao menos lixeiras na beira mar, o calçadão não possui pavimentação homogênea e nem iluminação completa. A secretaria de obras não seria responsável por prover essas coisas tão BÁSICAS para que a orla pudesse ter uma aparência melhor?
ERRO Nº 7 – Músicas que deturpam a moral e a ética, afugentando assim nossos turistas.
*RESPOSTA- Se o "anônimo" acha que derrubando os quiosques o nível musical das praias irá melhorar, está profundamente enganado. As mesmas músicas que tocam nos quiosques tocam em carros particulares com alta potência de som e muitas bandas contratadas pela própria prefeitura para “animar” o verão possuem essas músicas em seus repertórios.

Chego a conclusão que muita coisa que acontece nos quiosques poderiam/podem ser evitadas se tivéssemos uma fiscalização para que se cumprisse com as normas. Mas não. As autoridades são omissas de suas responsabilidades, os quiosqueiros descumprem as regras e o município todo saí perdendo. Sem quiosques perde: o dono do depósito de bebidas, o dono do açougue, o dono da peixaria e o pescador, a cozinheira, o garçon, o dono da rádio que faz propaganda, o vendedor de aimpim, o dono da loja de embalagens e o quiosqueiro. Não sei como o “anônimo” pode dizer:"vida é assim mesmo, uns choram outros se alegram". Quem se alegra com isso??? Só se for ele. Mas também...O que se pode esperar de uma pessoa que não tem nem coragem de se identificar, não é mesmo?
Grato pela atenção,
Ruy Temberg ( ruytemberg@yahoo.com.br )

Paulo Noel disse...

Ok. Estou publicando hoje, domingo, 7-10-07

Fábio Vieitas disse...

Opa, fico muito contente de saber que temos um blog em nosso município (imparcial), que dá a oportunidade de podermos ver a opinião de cada internauta. Sabemos que é um caso muito polêmico e que podemos aproveitar as informações que tanto o Ruy quanto o anônimo disse. Os 2 tem suas razões. Não cabe julgar cada um deles (afinal de contas, muitos são para serem julgados...), e sim tirarmos nossas conclusoes.
Parabéns aos 2 (e ao Paulo Noel) pela oportunidade de nos dar informações e justificativas às sua opinioes.