domingo, 4 de novembro de 2007

Comerciante de Santa Clara reclama falta de apoio da Prefeitura de SFI




O comerciante Cid, proprietário do Hotel e Restaurante Batelão em Santa Clara, praia do município de São Francisco de Itabapoan-RJ, está fazendo um apelo a prefeitura que envie uma equipe com o caminhão "limpa-fossa" ao seu Hotel que está com a fossa chamada "caixa de gordura" transbordando. Segundo o comerciante Cid apos o seu pedido registrado na prefeitura, uma equipe compareceu ao local. "Eles vieram, mais disseram que não eriam atender alegando que as mangueiras do caminhão não eram suficiente" disse Cid. Para o comerciante falta apoio do governo municipal ao comercio de um modo geral, principalmente, a rede hoteleira. “Como não temos infra-estrutura de saneamento básico, precisamos do apoio da prefeitura. Acho, que nem precisaríamos pedir. Como um Hotel pode ficar com suas fossas transbordando? Espero, que eles tomando conhecimento desta minha reclamação voltem para fazer o trabalho” concluiu Cid. O movimento do feriado prolongado nas praias foi intenso, principalmente nos restarantes e hoteis. É preciso, que a prefeitura participe mais com iniciativas simples como limpeza das ruas, iluminação pública, incentivo ao turismo e uma melhor infra-estrutura. O Conselho Municipal de Turismo é um orgão de suma importância para o diálogo dos comerciantes, associações de moradores e o governo municipal. Fica a dica.

Um comentário:

Unknown disse...

Turismo do caos em Santa Clara-SFI

Estive em Santa Clara durante o último feriado e fiquei assustado com tudo o que vi e com o que não vi. A menos de dois meses para o reveillon, Santa Clara, principal praia do contexto turístico de São Francisco de Itabapoana-RJ, apresenta uma imagem que cada vez mais lembra o caos.

O calçadão de Santa Clara tornou-se uma “terra de ninguém”. O total desordenamento da orla é visto através da falta de lixeiras, buracos no calçadão, falta de iluminação, falta de lixeiras, rachas de motoqueiros e motoristas, animais soltos pela praia, insegurança e falta de comércio.

Hoje há uma tendência de muitas famílias optarem por aluguéis de casas afastadas da orla, ao invés da hospedagem próxima a beira mar. Muito disso é atribuído também ao desrespeitoso som dos carros que estavam estacionando em cima do calçadão.

A falta de fiscalização em Santa Clara causa nos turistas e comerciantes a incerteza de sucesso para o verão 2008. O que eu pude observar nesse feriado foi uma praia movimentada, com grande número de desocupados causando transtornos, porém deixando pouquíssimo dinheiro para a economia local.

Este é o conflito entre o turismo que se quer e o turismo que se faz.

Atenciosamente,

Ruy Temberg.