quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Turismo do caos em Santa Clara-SFI

Estive em Santa Clara durante o último feriado e fiquei assustado com tudo o que vi e com o que não vi. A menos de dois meses para o reveillon, Santa Clara, principal praia do contexto turístico de São Francisco de Itabapoana-RJ, apresenta uma imagem que cada vez mais lembra o caos. O calçadão de Santa Clara tornou-se uma “terra de ninguém”. O total desordenamento da orla é visto através da falta de lixeiras, buracos no calçadão, falta de iluminação, falta de lixeiras, rachas de motoqueiros e motoristas, animais soltos pela praia, insegurança e falta de comércio.Hoje há uma tendência de muitas famílias optarem por aluguéis de casas afastadas da orla, ao invés da hospedagem próxima a beira mar. Muito disso é atribuído também ao desrespeitoso som dos carros que estavam estacionando em cima do calçadão. A falta de fiscalização em Santa Clara causa nos turistas e comerciantes a incerteza de sucesso para o verão 2008. O que eu pude observar nesse feriado foi uma praia movimentada, com grande número de desocupados causando transtornos, porém deixando pouquíssimo dinheiro para a economia local. Este é o conflito entre o turismo que se quer e o turismo que se faz.Atenciosamente,Ruy Temberg.

2 comentários:

Fábio Vieitas disse...

Não adianta mais reclamar. Já reclamei várias vezes e nunca é solucionado estes problemas da praia. Verdadeira vergonha...


Em breve, esta praia não mais será de mineiros...

Anônimo disse...

Nosso município está virando estábulo para as escórias de Campos e região!! O povo bonito, educado e de nível que frequentava nossas praias não vem mais para cá!! Vide a onda de violência com assaltos e assassinatos como se fossem algo normal!!! Cadê o Governo de Paz? Ou seria Governo que NÃO FAZ?!?!