sábado, 2 de junho de 2012

CIEP de SFI convoca interessados no Projeto Projovem Campo


Programa alia conclusão do ensino fundamental e saberes da terra

O CIEP 470 Celso Martins Cordeiro, de São Francisco de Itabapoana, convoca todos os alunos inscritos no Projeto “Pro Jovem Campo – Saberes da Terra” em 2010 a comparecerem ao CIEP para confirmar seu interesse em participar do projeto. Os interessados que ainda não fizeram sua inscrição poderão fazê-la.

Segundo o Professor Marcelo, Coordenador do Projeto na Regional Norte Fluminense, as aulas começarão no segundo semestre, e por este motivo é necessário a confirmação e inscrição de novas matrículas, para organizar as turmas e alocar os Professores interessados em atuar.

“O ProJovem Campo - Saberes da Terra” oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluída do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.

Segundo informações publicadas na página do MEC na internet, os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância, intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local.

Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com idade entre 18 e 29 anos, terão qualificação profissional e social, desenvolvendo habilidades para diversas áreas do conhecimento e, principalmente, com profissionalização e construção de cidadania e políticas públicas no campo.

A confirmação do início das aulas também está no site da SEEDUC: http://www.rj.gov.br/seeduc

Com informações da professora Cintia Teles Machado, diretora geral do Ciep 470, e Edson Martins, animador cultural do Ciep 470.

Nenhum comentário: