Programa alia conclusão do ensino fundamental e saberes
da terra
O CIEP 470 Celso Martins Cordeiro, de São Francisco de
Itabapoana, convoca todos os alunos inscritos no Projeto “Pro Jovem Campo –
Saberes da Terra” em 2010 a comparecerem ao CIEP para confirmar seu interesse
em participar do projeto. Os interessados que ainda não fizeram sua inscrição
poderão fazê-la.
Segundo o Professor Marcelo, Coordenador do Projeto na
Regional Norte Fluminense, as aulas começarão no segundo semestre, e por este
motivo é necessário a confirmação e inscrição de novas matrículas, para organizar
as turmas e alocar os Professores interessados em atuar.
“O ProJovem Campo - Saberes da Terra” oferece
qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de
18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o
acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente
excluída do processo educacional, respeitando as características, necessidades
e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política,
econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.
Segundo informações publicadas na página do MEC na internet,
os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e
têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é
oferecido em sistema de alternância, intercalando tempo-escola e
tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado,
de acordo com as características da atividade agrícola local.
Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com
idade entre 18 e 29 anos, terão qualificação profissional e social,
desenvolvendo habilidades para diversas áreas do conhecimento e, principalmente,
com profissionalização e construção de cidadania e políticas públicas no campo.
A confirmação do início das aulas também está no site da
SEEDUC: http://www.rj.gov.br/seeduc
Com informações da professora Cintia Teles Machado, diretora
geral do Ciep 470, e Edson Martins, animador cultural do Ciep 470.
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