quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ururau premiado em duas categorias no IV Prêmio José do Patrocínio


Homenagem é dada aos destaques da imprensa local no ano de 2012

 Mauro de Souza

Homenagem é dada aos destaques da imprensa local no ano de 2012

“Em um município como Campos que tem um importante papel na formação da sociedade, é gratificante receber um prêmio como esse, mesmo sabendo que nós, enquanto profissionais da imprensa, ainda fazemos tão pouco para a população negra local”. As palavras são da jornalista e diretora do Site Ururau, Clícia Cruz, após a premiação de entrega do IV Prêmio José do Patrocínio, dado aos destaques da imprensa local no ano de 2012, na tarde desta quarta-feira (22/05), na Associação Beneficente Lar Fabiano de Cristo, no Jardim Carioca em Guarus.
O prêmio, que também homenageia as instituições governamentais e não governamentais, que trabalham com projetos sociais nas comunidades locais, faz parte do 5º Mini Seminário de reflexão sobre a abolição que acontece anualmente na associação. Além do Site Ururau, que foi ganhador na categoria Imprensa Falada e Escrita, outros profissionais de diversas áreas culturais e educacionais, além de veículos de comunicação também foram premiados durante o evento.
“Para nós é um imenso prazer e também uma troca de experiências. Quando trazemos os homenageados à nossa casa, a gente consegue passar para as pessoas um pouco de nosso trabalho, programas e benefícios que realizamos aqui. Este é o 4° ano que premiamos os destaques da imprensa campista de um ano para o outro, e venho percebendo que a cada evento, o prêmio se consolida ainda mais, pois quando começamos distribuímos apenas uma placa, e hoje pudemos entregar 44 prêmios”, ressaltou a organizadora do evento e membro da equipe de Manifestação Cultural da casa Lar Fabiano de Cristo, Rita Souto.

Há também o prêmio de Honra ao Mérito, que é dado àqueles que fazem trabalhos filantrópicos no município. Este ano o apresentador do Balanço Geral da TV Record e vereador, Alexandre Tadeu; o presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Jorge Luís dos Santos; a atriz Katiana Rodrigues; o historiador, escritor e pesquisador, Hélvio Cordeiro, foram alguns dos nomes que receberam a premiação.

Aos melhores da imprensa 2012, além do Site Ururau, foram premiados os jornalistas Telmo Filho e Tatiana Freire do Jornal O Diário; Daniele Santos e Evandro Duarte, ganhadores na categoria Jornalistas em Destaque da TV Record e Inter TV, respectivamente; Liliane Barreto da secretaria municipal de Comunicação (Secom), entre outros.

Na categoria TV Fechada a Litoral com o Programa ‘De Olho na Cidade’ ganhou o prêmio com o jornalista Granger Ferreira.
“É uma honra muito grande, principalmente pelo peso que esse prêmio tem e pelo nome que carrega [José do Patrocínio]. Fico muito feliz por ter meu trabalho sendo reconhecido novamente e sabendo que tenho que trabalhar com muito mais responsabilidade para fazer jus a homenagem”, comemorou Granger que recebeu prêmio de melhor programa esportivo de Campos e região com o 'Esporte em Ação' da TV Litoral, em 2012. 

Além de Granger, os apresentadores Marcelo Vidal do RJ no Ar e Dyana Ribeiro, do programa Tudo a Ver, ambos da TV Record, entre outros nomes, também foram premiados na categoria TV aberta. Na categoria Imprensa Falada e Escrita os destaques foram para os radialistas WA, do programa Sala de Visita (Radio AM Record) e Carlos Cunha (Radio Diário FM).  Os fotógrafos Chech e Binho Dutra, além do cinegrafista Roberto Nascimento da Rede Record, também receberam a homenagem.
O Prêmio José d Patrocínio é uma homenagem das crianças e jovens coparticipantes do Lar Fabiano de Cristo, Casa de Francisco Lamego, aos melhores da imprensa campista e destaques da cultura negra nacional. Além das premiações, o evento também contou com show musical e apresentação de dança.

Nenhum comentário: