Clique abaixo para ouvir a Rádio São Francisco direto no site

________________________________________________________

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Operação Lei Seca reforça ações durante o Carnaval


Ações ocorrerão durante o dia e à noite.
Fotos: divulgação.

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo, vai reforçar as ações de fiscalização e de conscientização durante o Carnaval deste ano. O esquema especial, que será iniciado nesta sexta-feira (5/2) e vai até a terça-feira (9/2), vai contar com todo o efetivo, que soma 250 agentes.

Serão realizadas 79 ações neste período, inclusive durante o dia, nas saídas dos blocos de rua, das praias e cachoeiras do estado. As operações acontecerão na capital, Região Metropolitana e interior. Além disso, a Lei Seca vai intensificar as ações de conscientização nas ruas para alertar sobre o perigo da mistura entre álcool e direção.

- Além da blitz de fiscalização, já conhecida pelos motoristas, vamos intensificar as ações educativas nos maiores blocos de carnaval e no Sambódromo, com distribuição de ventarolas e adesivos. A ideia é alertar os foliões sobre a importância de voltar para casa com segurança. Lembrando sempre: Nunca Dirija Depois de beber! – reforça o secretário de Governo, Paulo Melo.

No ano passado cerca de 5.600 motoristas foram abordados pela Lei Seca no período do carnaval, deste total, 441 apresentavam sinais de embriaguez, o que representa 7,9% em relação ao total de abordados. No ano anterior este número foi ainda maior. Foram abordados em 2014, 5.878 motoristas e detectados alcoolemia em 9,3% deles, ou seja, 545 motoristas tinham bebido antes de dirigir.

- Este ano ficaremos mais horas nas ruas. O carnaval mudou nos últimos anos e a Lei Seca vem acompanhando esta mudança. O nosso objetivo é proporcionar mais segurança ao folião na volta para casa - disse o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade.


A Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo, é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009, pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro. Desde então, em todo o estado, até a madrugada de 1º de fevereiro de 2015, 2.106.243 motoristas foram abordados, 415.701 foram multados, 82.834 veículos foram rebocados, 143.369 motoristas tiveram a CNH recolhida e foram detectados 152.875 casos de alcoolemia. (Secom RJ)

Nenhum comentário: