domingo, 24 de março de 2019

Secretário estadual de Defesa Civil sobrevoa Atafona para avaliar estragos pelo avanço do mar


Leia aqui no VNOTÍCIA





Vice-presidente da comissão de Defesa Civil, deputado Bruno Dauaire também oficiou autoridades federais



O secretário estadual de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey Costa Júnior, sobrevoou na manhã deste domingo (24) o litoral de Atafona, em São João da Barra, além de Guaxindiba e Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, para avaliar os danos causados pelo avanço do mar na região.

A ação foi viabilizada por uma iniciativa do deputado estadual Bruno Dauaire (PRP), que é vice-presidente da Comissão de Defesa Civil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Coube a Prefeita de São João da Barra, Carla Machado, receber, o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey Costa Júnior, que verificou os efeitos da erosão costeira que atinge o município há mais de cinco décadas. O vice-prefeito Alexandre Rosa, o deputado estadual Bruno Dauaire, secretários municipais e vereadores acompanharam a visita.

O grupo seguiu por alguns trechos à beira mar em Atafona, sendo possível ver a consequência do avanço do mar, e depois foi até o Pontal, onde a situação é mais grave. Na última sexta-feira, em função da maré de lua, da chuva e da ressaca do mar, casas e a rua Beira Rio, no Pontal de Atafona, foram alagadas. Na ocasião, duas famílias foram encaminhadas para o aluguel social e a Prefeitura de São João da Barra, além do socorro aos moradores, atuou também numa ação paliativa emergencial com colocação de areia em determinados pontos e abertura de vala para escoamento das águas em outros.

A prefeita Carla Machado agradeceu a visita das autoridades estaduais. “Revigora nossas esperanças. Estamos há muito tempo trazendo parlamentares, órgãos ambientais para conhecer essa realidade que tanto aflige a comunidade de Atafona e do Açu, que sofre com o problema da erosão desde década de 50, e prejudica a classe pesqueira e o setor turístico", pontuou.

Carla esclareceu que, apesar do município não ter a responsabilidade na aplicação de recursos para solucionar o problema - pois se trata de um investimento federal -, o governo municipal não se isenta de estar nessa parceria e vem lutando em busca de apoio para resolver essa questão. 

“Os investimentos giram em torno de 180 milhões. Para disponibilizar esse recurso, teríamos que parar com o trabalho nas outras áreas. O que podemos fazer é estar pedindo, estamos nos reunindo com Ministério Público Federal e será formada uma Câmara técnica, com participação do Ibama/RJ, Inea/RJ, Superintencia do Patrimônio da União (SPU), especialistas, sociedade civil organizada, iniciativa privada, Ministério Público Federal e Estadual e nós, da Prefeitura", explicou. Na ocasião, ela entregou às autoridades presentes ofício solicitando junto à  Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado e uma cópia do anteprojeto elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas HIdroviárias (INPH) .

A prefeita deixou claro, ainda, que na busca por melhorias e obras importantes para a cidade, não existe questões partidárias, todos devem estar unidos e prol desse objetivo e que vai continuar trabalhando por mais apoios junto aos demais deputados e ministros.

“Será enviado novamente o Decreto de Situação de Emergência e, dessa vez, contamos com apoio do secretário estadual, que entendeu a necessidade de intervenção. Continuaremos na luta, afinal nosso povo merece todo nosso empenho para uma questão tão séria como a que vivemos aqui em Atafona e na praia do Açu", esclareceu.

O coronel Roberto Robadey reconheceu que o problema foge ao alcance do município. “Essa obra é quase metade do orçamento do município; quase todo o meu orçamento da taxa de incêndio de um ano, que mantém 115 quartéis do Corpo de Bombeiros no Estado. Então é algo que não é de simples solução. São João da Barra não consegue resolver sozinho. Nós viemos aqui para conhecer o problema, orientar e buscar soluções que não estão aqui. As soluções têm que vir com apoio não só do estado, mas do Governo Federal”, pontuou o secretário, ressaltando que o assunto deve ser levado a Brasilia.

"É preciso buscar a homologação de uma Situação de Emergência, que não é simples, pois nossos técnicos estão acostumados com aqueles desastres que ocorrem de noite para o dia e, aqui, é um desastre que vem ocorrendo ao longo de décadas, não é algo fácil. O governador nos pediu para vir aqui e vamos buscar apoio federal para São João da Barra”, complementou o secretário.

Em agosto de 2017, a Coordenadoria de Defesa Civil de São João da Barra elaborou toda a documentação, enviada à União e ao Estado para o reconhecimento da Situação de Emergência em razão do avanço do mar em Atafona. O objetivo era, com o reconhecimento, adquirir recursos para pôr em prática ações de contenção do fenômeno, porém o pedido não teve êxito.

Fala de Bruno Dauaifre
O deputado estadual Bruno Dauaire disse em entrevista a imprensa: “Quero agradecer demais ao coronel Robadey por vir ver de perto a situação caótica na nossa região. Atafona sofre há 60 anos com o avanço do mar e nosso objetivo é somar forças, tanto do ponto de vista estadual como federal, para conseguir viabilizar uma obra definitiva para solucionar esse problema”, informando, ainda, que enviou ofícios ao senador Flávio Bolsonaro (PSL) e ao ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para que autoridades federais também conheçam de perto o problema.

“A solução do problema em Atafona é um sonho antigo dos moradores, que estão cansados de promessas. A visita do secretário é um exemplo de como temos que andar todos na mesma direção para buscar o melhor para a população. Também quero agradecer ao governador Wilson Witzel (PSC) por estar conosco nesta luta de todos os sanjoanenses”, declarou Bruno.

O coronel  Robadey estava acompanhado do subsecretário da Defesa Civil, Cel. Bombeiro Militar Marcelo Hess de Azevedo, da Diretora de Geologia do Departamento de Recursos Minerais – mm (DRM-RJ), Aline Freitas da Silva, Major do Corpo de Bombeiros, Claudio Luiz e do Ten. Cel. Joelson Oliveira.  

Nenhum comentário: