quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Ponte do Porto do Açu recebe as primeiras estacas




As primeiras estacas já estão sendo cravadas nas areias da praia do Açu marcando definitivamente a construção do porto. Nesta terça-feira (22), a prefeita Carla Machado acompanhada de representantes da MMX visitou o local que já conta com um bate-estaca que pesa quatro toneladas.
Engenheiros responsáveis pela obra disseram que o comprimento dessa ponte que vai dar acesso ao píer é de quase três quilômetros, sendo 450 metros de construção em terra e o restante dentro d’água. A estrutura conta com 26,5 metros de largura, superando o tamanho da ponte Rio-Niterói que tem 25 metros. A ponte vai ter quatro metros de altura, sendo dois metros de vão livre.
Segundo o cronograma da obra, as estacas metálicas que são colocadas em terra — são fincadas três estacas de 12 metros, soldadas uma sobre a outra, formando uma profundidade de 36 metros — com apenas um bate-estaca deve durar aproximadamente quatro meses. Com a chegada de novos equipamentos, a tendência é diminuir o tempo de conclusão da ponte em terra. Para as estacas de concreto que serão colocadas dentro d’água há uma previsão de término em 16 meses a partir do início dessa parte da obra (abril/maio-2008).
Após as estacas, serão colocados os blocos e pilares, e posteriormente os tabuleiros. É por essa ponte que será efetuado todo o tráfego de materiais e por onde passará a correia transportadora que vai alimentar os navios com minério.
Para a prefeita Carla Machado, o início dessa obra da ponte mostra que o município já está dentro do processo de desenvolvimento e que aqueles que souberem aproveitar o momento estarão inclusos no sistema. “Já temos muitos sanjoanenses que se qualificaram trabalhando. Paralelo à cravação das estacas estão acontecendo as obras da estrada que vai ligar o porto à Br-356 e a organização do canteiro de obras”, comemora a prefeita.

Nenhum comentário: