domingo, 20 de janeiro de 2008

Secretario de segurança anuncia realização de concurso público para PM e frota renovada com 800 viaturas.


Secretario de segurança anuncia realização de concurso público para PM e frota renovada com 800 viaturas.
Recebido em audiência pelo Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o presidente da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, vereador Carlos Alberto Azevedo, expôs, ao secretário de segurança, a situação crítica da segurança no município de SFI. Entregou, ainda, ao secretário Beltrame, cópias das últimas atas das reuniões do Conselho Comunitário de Segurança Pública realizadas em SFI. Entretanto, segundo Beltrame noventa e cinco por cento dos ilícitos que acontecem no Estado do Rio de Janeiro, ocorrem na região metropolitana no Rio. “Isso não quer dizer que agente não tenha que atender o interior do Estado” , disse, em entrevista, pelo telefone, a rádio comunitária local. O Secretário Estadual de Segurança Pública admitiu,no entanto, que a situação da Policia Militar não é fácil. “Temos problemas sérios com relação ao efetivo, equipamentos, viaturas, rádios comunicação”. Para Beltrame a única maneira de resolver a questão da polícia é aumentar o efetivo, mas revelou que a cada duas mil vagas solicitadas representa um impacto na folha de pagamento que resulta em um entrave para o governo. Mesmo assim segundo o secretário o governo liberou duas mil vagas em 2007 cujos candidatos estão na academia. “Para 2008 até o final de fevereiro será publicado edital anunciando novo concurso com abertura de mais duas mil vagas autorizadas pelo Governo do Estado” informa. Outro problema é a falta de delegados, muitos atuam como substitutos de varias delegacias como é o caso de SFI. “A PM tem que fazer , praticamente, uma “via-sacra” no sentido de lavrar um flagrante, mas pretendemos resolver isso em abril quando vamos formar mais delegados de policia” diz.

Mais viaturas

O Secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame garantiu , na entrevista a Rádio São Francisco FM que no início de fevereiro vai receber 630 novas viaturas terceirizadas pelo Governo, cujo contrato foi assinado pelo governador. Aliado a isso, segundo Beltrame, a secretaria de segurança, com recurso próprio, com verba licitada do orçamento, vai comprar mais cem viaturas para a PM e mais cem para a Polícia Civil. Com relação ao aumento do efetivo, Mariano Beltrame disse que depende do concurso público que pretende realizar em fevereiro.

Carona na moto.

Com relação à proposta do governador Sergio Cabral que pretende proibir caronas nas motos que circulam no Estado do Rio o secretário de segurança foi enfático: “Não permitir que as pessoas andem numa garupa de moto é uma medida extremada. Acho que seria uma última tentativa, temos que tentar outras medidas” diz. Segundo Beltrame, o tema é polêmico mas diz que a questão de simplesmente não permitir tem que ser muito bem abalizada. “Não podemos impedir que o cidadão de bem tenha dinheiro para comprar uma moto e não possa sair com esposa, filho, namorada ou com seus amigos de moto” diz. Segundo Beltrame na Colômbia a medida foi adotada e funcionou. “Não é que aqui no Brasil não vá resolver , mas temos que pensar em outras ações antes de chegar a isso” insistiu o secretário.
Angustia

Beltrame voltou a admitir que a situação da segurança não é fácil e que a angustia, não é só do cidadão comum, mas também do secretário. “Quero dizer a população, do fundo do meu coração, que não vou perder a oportunidade que o Governador me concedeu de fazer alguma coisa efetiva para o Rio” revelou. Para concluir disse que até o fim do governo pretende implantar mais nove DPs Legal (não soube precisar se SFI será contemplado) e para este ano está previsto mais um concurso público no que alertou aos jovens que fiquem atentos a publicação dos editais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Paulo Noel,

Muito se fala em Segurança Pública...O tema rende, por motivos óbvios, centenas de comentários, opiniões, etc. Não sou daqueles que professam um "cientificismo", no qual apenas "especialistas" confiram legimidade ao debate com suas posições acadêmicas...Por outro lado é preciso incentivar a pesquisa científica do assunto, sem que leigos e acadêmicos construam um "fosso" entre si. Afinal, a violência urbana nem sempre assume aspectos criminosos...A violência é antes de tudo um problema da convivência humana...Não sou de SFI, mas trabalho há pouco nessa cidade, e percebi que um dos aspectos que "incentivam" comportamento violento dos cidadãos nessa bela cidade é a total falta de regulação do poder municipal da convivência e ocupação dos espaços públicos...É uma desordem colossal...Tal ausência gera os conflitos da chamada lei do mais forte...
Agora comentando a fala do Sec. Beltrame: Ele demonstra que cedeu ao discurso eleitoreiro que soterra qualquer medida efetiva de combate a criminalidade: Sua fala que o interior merece atenção mesmo os crimes acontecendo 95% na capital é de uma "cegueira" alarmente, como se fosse uma "concessão, uma benção"...Afinal, o crime é um sistema e tem que ser combatido de forma integrada e sistêmica...Todos sabem da condição de município fronteiriço com o ES que SFI tem...Um corredor de transporte de drogas, carros roubados e cargas, etc. que vão "explodir" e refletir nos grandes centros, sem falar nos "rastros" que deixam por aqui...É preciso investir primeiro no recurso mais valioso que a polícia tem, e que sempre é colocado por último...seus policiais...carros não andam sozinhos, delegacias bonitas não funcionam sozinhas, batalhões e companhias também...
Esse tema é extenso, e depois falamos mais sobre ele...

Um abraço Xacal.