sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

SFI completa,hoje, 13 anos de emancipação político-administrativa.

Lei nº 2379, de 18 de janeiro de 1995, criou o município de SFI cujo decreto aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio foi sancionado pelo então governador Marcelo Alencar.
SFI entra na adolecência.
São Francisco de Itabapoana comemora hoje 13 anos de emancipação político-administrativa. Elevado à categoria de município com a denominação de São Francisco de Itabapoana foi desmembrado de São João da Barra, pela lei estadual nº 2379, de 10-01-1995 . Seu principal referencial econômico vem da pecuária e da agricultura, sendo o primeiro produtor de abacaxi do Estado do Rio de Janeiro e o segundo na produção de cana-de-açúcar. O município está entre os primeiros colocados também, no cultivo de aipim e da goiaba e na pecuária de corte. Destaque também para a pecuária leiteira, onde figura entre os 10 primeiros do estado. Banhado pelos rios Itabapoana e Paraíba do Sul e com um litoral de aproximadamente 60 km de extensão, São Francisco tem como forças de sua economia, também, a pesca, em rio e mar, e o turismo. No setor pesqueiro, possui atualmente 2 mil pescadores, responsáveis pela produção considerável de pescado mensalmente. Atraídos pelas belezas naturais e pelas águas tranqüilas e de temperatura amena, milhares de turistas se deslocam para o litoral sanfranciscano, principalmente na alta temporada, quando a população local triplica. As praias mais procuradas são Santa Clara, Guaxindiba, Gargaú, Sonhos, Sossego, Manguinhos, Lagoa Doce e Barra do Itabapoana. Além da grande legião mineira, que se concentra basicamente em Santa Clara, turistas de Campos dos Goytacazes, de outras cidades fluminenses como Cardoso Moreira, Itaperuna, São Fidelis e de estados da federação contribuem para alavancar o fluxo turístico no município.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Paulo Noel,

Uma pena que a cidade esteja abandonada a prória sorte...falta d´água, interrupções de fornecimento de luz freqüentes de energia elétrica...produção de abacaxi aprodecendo nos campos...

Um abraço Xacal

Anônimo disse...

Lamentável!! Isto mostra que o povo não sabe votar...senão vejamos: o governo anterior, em quatro anos construiu pontes, fez estradas, reformou (ressuscitou) o hospital do Ponto de Cacimbas, acabou com as barracas horrorosas da beira das praias e construiu os quiosques, trouxe o fórum para SFI, comprou a área e planejou a praça dos trê poderes (onde hoje está a prefeitura), construiu portais em várias comunidades, criou o posto de policiamento rodoviário, etc...vemos que, gostando ou não da personalidade do prefeito anterior, este merecia ser releeito, afinal a reeleição é um prêmio ao chefe do executivo que se destaca. E o que fizeram? Elegeram um senhor, sem visão de grandeza, sem pulso, sem uma linha definida de governo e que escolhe péssimos secretários para seu Governo...São OITO anos de atraso, regressão total de um município já sacrificado pelas dificuldades financeiras!!! Francamente!!!
Importante frisar que nunca pertenci ao governo anterior, muito menos à este, nem sou ligado à nenhum partido ou político. Apenas tenho uma visão crítica e procuro estar fundamentado em minhas ponderações!!!
Sem mais, grato por postar este meu desabafo!!