quarta-feira, 26 de março de 2008

Bispo visita SFI e concede entrevista a Rádio São Francisco.


O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Guimarães visitou, ontem, 26-03 a cidade de São Francisco de Itabapoana-RJ e participou da programação religiosa das festividades em louvor a São Francisco de Paula, celebrando missa do 2º dia do novenário da festa. Antes, porém, Dom Roberto a convite da Rádio São Francisco FM compareceu aos estúdios da emissora para uma entrevista. Segundo o Bispo, uma de suas principais missões quando assumiu a Diocese em 1996, foi promover a reintegração dos tradicionalistas que se encontravam afastados da orientação da Santa Sé. “Inegavelmente se tratou de um evento de marcante significado para a vida da Igreja” diz Dom Roberto que lembrou a cerimônia memorável realizada na Catedral do SS. Salvador com a presença do Cardeal Prefeito da Congregação para o Clero e do Núncio Apostólico no Brasil Dom Alvio Rapisarda.

Campanha da Fraternidade 2008
Sobre a CF 2008 cujo lema é “Fraternidade e Defesa da Vida” , Dom Roberto Guimarães disse que a preocupação da campanha é chamar a atenção de todos os brasileiros para as grandes ameaças que a vida humana vem sofrendo nos últimos tempos, como o aborto, a violência, a pobreza e a eutanásia. “O objetivo geral da CF-2008 é levar a sociedade a defender e a promover a vida humana do nascimento até a morte” diz. Para o Bispo em uma sociedade altamente materialista e competitiva estes temas sempre são prioridade para a igreja. “Não podemos determinar valores para coisas e pessoas deixando de lado o valor da vida” revela.


Células-tronco.

As pesquisas sobre células-troncas têm colocado a ciência e a fé em campos opostos. Segundo o Bispo, a Igreja católica defende que as células-tronco adultas – presentes em locais como a medula óssea e o cordão umbilical dos recém-nascidos – têm tanto potencial quando as embrionárias. “A liberação da pesquisa com embriões humanos seria um primeiro passo perigoso rumo à legalização do aborto e a outras praticas vista como ameaça do direito à vida” diz.

Para os cientistas brasileiros, trata-se da oportunidade de tomar parte na área mais promissora da pesquisa biomédica moderna, que abre a possibilidade – ainda longe de ser realizada – de tratar doenças hoje incuráveis.

Sobre o que diz a Lei de Biossegurança de que apenas embriões inviáveis ou congelados há mais de três anos poderiam ser usados e somente com o consentimento dos pais o Bispo também não concorda. “São Leis dos homens”.

Vocações
Segundo o Bispo está faltando padres no Brasil. “Hoje, em todo o Brasil temos 17 mil padres quando o ideal seria pelos menos 100 mil padres” disse. Mas na opinião do Bispo a Igreja está tendo alguns avanços e revelado novos padres. " Ainda recentement, tivemos o prazer de ordenar 32 padres em nossa Diocese” disse.
Dom Roberto defende o celibato e não concorda que os padres deveriam ter a opção do casamento. “Seu compromisso é com a Igreja e com Deus”.

Sobre as festas religiosas
As festas nas comunidades religiosas podem ser realizadas paralelamente com as festas tradicionais da cidade, desde que os shows promovidos sejam adequados ao evento religioso. “Não sou contra, acho até saudável a programação recreativa e esportiva, desde que se respeite a programação religiosa” disse.

Nenhum comentário: