terça-feira, 5 de agosto de 2008

Jornais campistas dão destaque a impugnação das candidaturas de Fauaze Cherene e Beto Azevedo.

Os jornais campistas Folha da Manhã e Monitor Campista deram destaque, na segunda-feira, a notícia de impugnação das candidaturas de Beto Azevedo e Fauazi Cherene em São Francisco de Itabapoana. Na edição de segunda-feira, o jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco FM ouviu os advogados dos comitês jurídicos da coligação “O Povo no Poder” e “Mudar de Verdade”. Ambos afirmaram que cabem recursos a ação de indeferimento dessas candidaturas. A matéria do Monitor Campista diz:

Dois dos três candidatos à Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tiveram o pedido de impugnação dos seus registros aceito pelo juiz Leonardo Cajueiro, da Comarca Única do município. O vereador e presidente da Câmara do município, Carlos Alberto Silva de Azevedo (PMDB), o Beto Azevedo, e o vereador Fauazi Ribeiro Cherene (PDT) tiveram as candidaturas impugnadas com base numa Ação Civil Pública que apura ato de improbidade administrativa. A decisão foi publicada no sábado e eles têm até três dias para recorrer no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo o Ministério Público Estadual, o ato de improbidade administrativa diz respeito a aprovação de um projeto pelos dois vereadores de São Francisco de Itabapoana em 2005 autorizando a Câmara Municipal a fazer contratação de pessoal, ato considerado irregular pelo MPE. Além disso, Fauazi Cherene é acusado de fazer transferência irregular de eleitores, contrariando o artigo 289 do Código Eleitoral.

De acordo com o calendário eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral tem até o dia seis de setembro para divulgar a decisão sobre os recursos da impugnação. Depois disso, as partes ainda podem recorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem até o dia 25 para publicar a decisão. Os candidatos a vice – José Antônio Alexin e Frederico Barbosa – tiveram os seus registros deferidos no processo, mas como é necessário um candidato a prefeito concorrer com o vice, o juiz teve de indeferir as duas chapas.

Para ambas as chapas, o pedido de impugnação foi feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) do município e também pela coligação de oposição “A esperança de um novo tempo”, que lançou Marcilene Barreto Nunes Daflon (PSB) na disputa, a única com candidatura já deferida pelo mesmo juiz no município desde o dia 21 de julho.

Enquanto o pedido de impugnação de candidaturas não for julgado em última instância, Fauazi Cherene e Beto Azevedo podem continuar a campanha eleitoral em ritmo normal. Eles têm realizado caminhadas e reuniões nas diversas localidades do município com o objetivo de conquistar a confiança do eleitorado.

Nenhum comentário: