domingo, 21 de setembro de 2008

Campos registra alta incidência de toxoplasmose

Também conhecida como doença do gato, a toxoplasmose é normalmente transmitida aos homens pelo contato, mesmo que indireto, com fezes de felinos.
Um estudo comparativo do número de casos de toxoplasmose congênita (adquirida pelo bebê via placenta da mãe) em países da Europa e no município de Campos, no Norte Fluminense, mostra que a taxa de crianças infectadas na cidade é não apenas maior que a européia, mas também que a brasileira. - A média no Velho Continente é de uma criança infectada para cada 10 mil nascidas. No Brasil, a média é de um para mil. Já na cidade de Campos este número é bem maior: um para cada 434 nascimentos - explica a bióloga Lílian Bahia, uma das autoras da pesquisa.
Os resultados do trabalho rendeu um artigo publicado em uma revista científica de destaque internacional, a PloS Neglected Tropical Disease, e será apresentado durante o Congresso Centenário do Toxoplasma (TCC, do nome inglês Toxoplasma Centennial Congress). O evento, realizado com o apoio da Faperj(Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), apresentará os últimos estudos desenvolvidos em todo o mundo sobre a doença e acontecerá dos dias 19 e 24 de setembro na cidade de Búzios, litoral fluminense. Também conhecida como doença do gato, a toxoplasmose é normalmente transmitida aos homens pelo contato, mesmo que indireto, com fezes de felinos. A ingestão de oocistos que contaminam o ambiente, inclusive mananciais de onde se retira água para o abastecimento e consumo humano – e de cistos presentes em carne crua ou mal passada, embutidos crus, frutas, verduras e vegetais mal lavados também são fontes freqüentes de contágio pelo protozoário Toxoplasma gondii. Em 90% dos casos, a doença não se manifesta ou apresenta sintomas semelhantes aos de uma gripe. No caso de bebês contaminados, via placenta, pelas mães grávidas, e dos indivíduos com baixa imunidade, a doença pode provocar sérios danos no sistema nervoso central e à visão.

Nenhum comentário: