domingo, 21 de setembro de 2008

O Diário: Ibope dá à Carla o dobro das intenções de voto de Betinho

Jornal O Diário edição deste domingo, 21-09-08.
Carla também lidera a pesquisa na consulta espontânea, na qual o eleitor cita o candidato de sua preferência sem ver o cartão com os nomes dos candidatos.


Da Redação
A mais recente pesquisa do Ibope realizada em São João da Barra, entre os dias 16 e 18 de setembro, dá à candidata Carla Machado, da coligação “No caminho certo do desenvolvimento”, o dobro das intenções de voto de seu adversário mais próximo na consulta estimulada. A pesquisa, encomendada pela própria candidata, foi registrada na 37ª Zona Eleitoral, sob o número 376/2008. Dos eleitores entrevistados pelo instituto, 59% afirmam que votarão em Carla, enquanto 30% declaram votar no ex-prefeito Betinho Dauaire, da coligação “Por uma São João da Barra justa e independente”. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de cinco pontos, para mais ou para menos.Apenas 1% - O candidato Ivan da Saúde aparece com um por cento, 8% dos eleitores se dizem indecisos e um por cento afirma que anulará ou votará em branco. Faltando 15 dias para as eleições, Carla cristaliza sua posição de liderança junto ao eleitorado. Na consulta foram ouvidos 406 eleitores, distribuídos por faixa etária, renda e nível de instrução. Carla Machado tem a preferência dos eleitores em todos os segmentos da sociedade, tanto na pesquisa espontânea, quanto na estimulada, no qual é apresentado um cartão com os nomes dos candidatos a prefeito. O candidato Ivan da Saúde não é citado na consulta espontânea, mas aparece com 1% na estimulada. Além de verificar a intenção de voto, o Ibope quis saber em qual dos candidatos o eleitor não votaria, em hipótese alguma. Ivan da Saúde aparece com 34% de rejeição, seguido de perto por Betinho Dauaire com 33% e Carla Machado com 21%. Dos entrevistados, 14% disseram que poderiam votar em todos, 8% não sabem e um por cento não respondeu.
Liderança também na pesquisa espontânea, com 55% das intenções
Carla também lidera a pesquisa na consulta espontânea, na qual o eleitor cita o candidato de sua preferência sem ver o cartão com os nomes dos candidatos. Nessa consulta, a prefeita de São João da Barra, que tenta a reeleição, tem mais que o dobro das intenções de voto do adversário mais próximo: 55% a 27%. Apenas 1% dos eleitores disse que votará em branco ou anulará o voto e 16% disseram que ainda não sabem. O Ibope consultou os eleitores quanto à opinião deles a respeito de quem será eleito em São João da Barra: para 63% dos eleitores, Carla será reeleita. Apenas 20% confiam na eleição de Betinho. O candidato Ivan da Saúde não foi citado e 17% dos eleitores responderam que não sabem.
Candidata diz que tem que andar mais e pedir mais votos
Para a prefeita de São João da Barra, a pesquisa reflete aquilo que se tem visto nas ruas. Entretanto, é cautelosa quanto ao resultado final: “nós temos que andar mais, pedir mais voto e falar das nossas realizações. Estamos mostrando para o eleitor de São João da Barra que é possível fazer uma campanha limpa, sem baixar o nível”. Carla argumenta, ainda: “Nós falamos de tudo o que realizamos no governo e também a respeito do que pretendemos fazer no próximo mandato. Nós temos uma proposta básica, que é melhorar a vida do cidadão de São João da Barra. Não agredimos o adversário porque temos o que falar e o que propor. Com esse tipo de campanha nós damos uma demonstração de respeito ao eleitor da nossa terra”, afirma Carla.Desenvolvimento - A candidata assinala que nos comícios, nas reuniões que faz, nos encontros que tem com os eleitores diariamente, sempre manifesta o desejo, a vontade de trabalhar ainda mais para que São João da Barra possa prosseguir no caminho do desenvolvimento. “Mas, sobretudo com muita paz, com muita liberdade e o que é mais importante, de forma democrática e cidadã. Queremos por um fim a um tempo em que o coronelismo dominava o cenário político”, afirma.Carla comenta ainda que os números da pesquisa são a demonstração de que São João da Barra está definitivamente no caminho do desenvolvimento. Ela lembrou a pesquisa anterior, na qual 71% dos entrevistados aprovam o seu governo e que 78% acreditam que o Município está em desenvolvimento. Na última pesquisa, 88% dos eleitores afirmam que o Complexo do Açu, empreendimento da iniciativa privada atraído pela Prefeitura em parceria com o governo do Estado vai gerar mais empregos para São João da Barra. “É a demonstração de que o nosso empenho na atração de empregos, na capacitação da mão-de-obra da população, na melhoria dos programas de ensino, na formação em nível técnico e superior e a busca pelo desenvolvimento sustentável com igualdade social é o que a população deseja”.A reportagem tentou ouvir Betinho Dauaire (PDT) e Ivan da Saúde (PHS), mas não conseguiu localizá-los. Nas três tentativas (a última por volta de 17h), os respectivos telefones celulares estavam “fora da área de cobertura ou desligados”.

Cenário político é considerado amplamente favorável

Betinho Dauaire tem 30% na estimulada e 27% na espontânea
O cenário político em São João da Barra é amplamente favorável à prefeita Carla Machado. Desde o início da campanha eleitoral ela lidera as pesquisas de intenção de voto. A primeira pesquisa registrada, realizada entre os dias 21 e 23 de julho, contratada pela coligação “No caminho certo do desenvolvimento”, apontava a prefeita com uma vantagem de 26% sobre o adversário na consulta espontânea, num cenário em que apareciam 33% de eleitores indecisos e 2% de votos nulos e brancos. A consulta foi realizada pelo Ibope com 406 eleitores e registrada na 37ª Zona Eleitoral, sob o número 358/2008. Agora, com um panorama em que aparecem apenas 16% de indecisos, com 1% de votos nulos e brancos, Carla amplia para 28% a margem sobre o adversário mais próximo. Também cresceu a confiança do eleitor em relação à possibilidade de vitória da atual prefeita. Em julho, 20% dos eleitores não sabiam quem seria eleito, agora são 17% que manifestam a dúvida. Dos eleitores que opinaram em julho, 20% disseram que acreditavam na eleição do ex-prefeito Betinho Dauaire, número que se repete na última consulta. Já a confiança do eleitorado em relação à reeleição de Carla Machado cresceu: passou de 60% para 63%, na opinião dos eleitores.

4 comentários:

Anônimo disse...

fora facista

Anônimo disse...

Cade a liberdade de expressao do povo? O comentario soh serah publicado se for favoravel a ditadora Machado? AIAI... Vms q Vms dia 05/10 tah chegando e queremos LIBERDADE! FORA MACHADO!

Anônimo disse...

Ainda tem bobo que acredita no IB OPE, resultado só dia 05 de outubro. Pesquisa é mole de fazer, o candidato vai lá e direciona aquela pesquisa pra onde melhor lhe convém. Para quem foi ao comicio na água santa, pode comprovar com seus própios olhos que a realidade, não é bem o que a pesquisa mostra. Abre o olho minha gente !!!!!!!

Anônimo disse...

viram !!!!
mais uma vez Carla Machado mostrou o quanto ela é querida pela população sanjoanense!!!
é 15 é 15 é 15 eu ja votei!!!
CARLA de novo!!!
porque São Jõao da Barra não pode para!!!!