segunda-feira, 20 de abril de 2009

SFI pode passar a município produtor de petróleo

Durante o seminário de Petróleo e Bionergia da Bacia de Campos realizado dia 16-04, na Uenf em Campos, o prefeito manteve contato com o diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, e cobrou do representante do órgão uma revisão no sistema de distribuição dos royalties no sentido de incluir São Francisco de Itabapoana como município produtor de petróleo.Segundo o prefeito, São Francisco tem sido vítima de um erro histórico com os atuais critérios de distribuição dos royalties, dentre os quais está o fato de o município continuar na condição de limítrofe quando na verdade está encravado numa região produtora."Não restam dúvidas que São Francisco faz parte da região produtora. Sofremos todos os impactos ambientais e continuamos recebendo uma miséria de royalties. Uma prova disso é que nossas comunidades pesqueiras estão passando por muitas dificuldades com o desaparecimento do pescado. Com tudo isso, digo que já passou da hora desse erro histórico ser corrigido", disse o prefeito em forma de desabafo.O diretor da ANP, Haroldo Lima, ficou sensibilizado com a defesa do prefeito e se colocou à disposição para que seja agendada uma data para uma visita de representantes do município ao órgão. "Teremos o maior prazer em receber o prefeito Beto e ajudar o município nesta tarefa", disse Haroldo Lima. A boa notícia para São Francisco, foi quando a diretora da ANP, Magda Chambriard, anunciou que num futuro bem próximo vários poços de petróleo e gás vão entrar em operação na costa sanfranciscana."Trata-se de uma boa notícia para São Francisco. Muito em breve teremos poços de petróleo entrando em operação na costa do município que passará a ser produtor", disse Magda.O prefeito Beto Azevedo disse que a notícia é um alento, mas que é preciso que o município passe a ser produtor desde já. Segundo ele, São Francisco corre o risco de passar por um processo de esvaziamento populacional caso esta situação seja mantida."Nossos jovens estão saindo de nosso município em busca de mercado de trabalho nos municípios vizinhos. Nossas famílias estão ficando órfãs e não vamos continuar permitindo isso", finalizou Beto.

5 comentários:

Anônimo disse...

Diante deste fato real o nosso município vai precisar ter um setor bem estruturado de planejamento, para não repetir as barbaridades cometidas pelos outros municípios que de repente ficaram ricos, mas gastaram muito mal o dinheiro do petróleo. Acabou o tempo da improvisação.

Anônimo disse...

Não sei como enviar essa mensagem por isso estou postando nesta temática, segue : A Prefeitura deve tomar providências quanto aos cachorros soltos na praia atacando as pessoas que fazem caminhada e pedala. Eu testemunhei uma mulher sendo atacada por dois cachorros e ela gritando por socorro, não pude fazer nada pois eles vieram atras de mim e quase tive um ataque cardiaco de tanto correr. Na altura da praia do sonho e do sossego. Por favor quem tenha seus cães favor andar com eles presos e a prefeitura tirar os cachorros de rua da orla.
Mirtis.

Paulo Noel disse...

Rosinha Garotinho, quando governadora, sancionou uma Lei proibindo cães da raça pit bull e outros cães ferozes soltos por lugares públicos. A Lei pelo visto não é respeitada. O dono só pode passear com o animal a partir a noite, assim mesmo com rédea curta. Como no Brasil muitos Leis não são respeitadas... Mas vc. pode chamar a polícia que é obrigada a ir ao local punir o irresponsável dono do animal. Agradeço o acesso. Paulo Noel

Rui Seu Amigo Locutor! disse...

Boa noite Paulo,parabens pelo blog,passei a visita-lo e ser seguidor,vlw ? Espero que me aceite.Confio no seu profissionalismo para saber das noticias da nossa querida São Joao da Barra e de São Francisco ,alias,S. Francisco pode passar não,deve passar a municipio produtor de petroleo sim.Com certeza o progresso,a qualidade de vida do povo depende muito disso,dessas divisas que vem da produção de petroleo,o municipio merece isso,ele está encravado numa região produtora."Não restam dúvidas.Deixo aqui meu abraço pra vc e seu amigo Renato.

Anônimo disse...

boa tarde Paulo.esperamos mudança em s.fco msmo.esperamos em Deus q venha outras empresas p nos.so assim nao precisaremos mais sair do nosso municipio de origem e ir em busca de empregos em outra cidades longe daqui.ate hj uma empresa q deixou saudades em nosso municipio foi a conduto,q nos deu grandes oportunidades e de fato reconhece o trabalho de cada um q por ela passou.um grande abraço.