Texto: Ascom-SFI
A secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana vai inaugurar nesta quarta-feira (28), às 18h, o novo pólo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na localidade da Ilha dos Mineiros.
Antes da implantação da nova unidade, os moradores da Ilha dos Mineiros tinham que se deslocar até a sede da secretaria, no Centro, para terem acesso aos serviços. O CRAS de acordo com a secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, contém os mesmos serviços oferecidos na sede, como atendimento feito por psicólogas e assistentes sociais; além de oferecer diversos cursos.
O município possui outras duas unidades do CRAS que ficam nas localidades de Praça João Pessoa e Valão Seco. O subsecretário de Promoção Social, Nélio de Souza, contou que a secretaria já solicitou ao governo estadual a implantação de outras duas unidades. “Queremos implantar o CRAS também nas comunidades de Gargaú e Barra do Itabapoana”, informou Nélio.
11 comentários:
Parabéns!
A Secretaria de Promoção Social está fazendo um ótimo trabalho no nosso município!
Pedro Júnior - Guaxindiba.
Bom dia Vinicios.cade o Paulo Noel q nao esta no bom dia s.fco e nem no jornal?oque aconteceu?estamos sentindo a falta dele.nos de noticias.desde ja agradeço.
Tenha um bom dia.
É uma atitude acertada da Secretária de Trabalho, Assistência e Promoção Social, implantar o CRAS na localidade de Ilha dos Mineiros, pois é uma localidade que precisa muito desse centro.
Também é uma bela atitude do Nelinho, querer implantar o CRAS nas localidades de Barra e Gargaú.
Agora, os centros que existem nas localidades de Praça João Pessoa e Valão Seco podem até funcionar bem, porém, se formos analisar pelo ponto de vista da necessidade, o mais certo seria a implantação em Lagoa Feia, Gargaú e Barra de Itabapoana, onde os centros teriam uma utilidade muito maior.
Não consegui até hoje entender, quais foram os critérios usados pelo governo passado, para instalar o CRAS em Valão Seco e Praça João Pessoa. Essas localidades merecem o Centro, mas outras localidades necessitam mais.
parabéns, secretária continue assim com esse seu trabalho que é reconhecido por todos.
pelo com essa secretaria o prefeito ate agora acertou.vamos ve se continua assim.
parabéns
elizangela viana.bom lugar
parabéns, secretária continue assim com esse seu trabalho que é reconhecido por todos.
pelo com essa secretaria o prefeito ate agora acertou.vamos ve se continua assim.
parabéns
elizangela viana.bom lugar
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.
Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) outras, mesmo ocorrendo na área de abrangência desses centros, podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que a ele referenciadas.
O CRAS também deve ser organizar a vigilância da exclusão social de sua área de abrangência, em conexão com outros territórios.
Fagner A. Silva
Assessor Jurídico
OAB/RJ 156.618
Conforme mencionado acima, o Centro de Referência (CRAS) deve ser localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade Social.
As referidas localidades são definidas através das localidades com maior número de beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).
Entretanto, não encontramos nenhuma documentação demonstrando que as áreas - Valão Seco e Praça João Pessoa - são as áreas de maiores índices.
Tiago, também não conseguimos entender quais foram os critérios usados para instalar os Centros nas áreas de Valão seco e Praça João Pessoa, mas como você mesmo falou, "essas loclidades merecem o Centro".
Fagner A. Silva
Obrigado pela explicação Fagner.
Seria importante que além de CRAS se implantassem os CAPS(CENTRO DE ASSISTENCIA PSICOSSOCIAL) no Município,pois existem muitas famílias enfrentando dificuldades nessa área e tem verbas do SUS para criar esses centros e socorrer as famílias que se encontram nessa situação que é séria e crítica dentro do Município.
CAPS (Centro de ATENÇÃO Psicossocial).
É Centro de Atenção e NÃO de ASSISTÊNCIA.
Em outras palavras, constituem um serviço comunitário que tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com TRANSTORNOS MENTAIS, em especial os transtornos severos e persistentes, no seu território de abrangência. Devem obedecer a alguns princípios básicos dentre os quais se responsabilizar pelo acolhimento de 100% da demanda dos portadores de transtornos severos de seu território, garantindo a presença de profissional responsável durante todo o período de funcionamento da unidade (plantão técnico) e criar uma ambiência terapêutica acolhedora no serviço que possa incluir pacientes muito desestruturados que não consigam acompanhar as atividades estruturadas da unidade.
CRAS é uma coisa CAPS é outra coisa.
as pessoas deveria se esclarecer melhor antes de falar besteira.e mais os comentarios estão falando do CRAS e da secretaria de assistencia social.
CAPS é secretaria de saúde.
Postar um comentário