.
Na tarde desta quarta-feira (07), o prefeito de São Francisco de Itabapoana acompanhou de perto a chegada dos primeiros caminhões de equipamentos pesados, que vão ser instalados no Parque de Energia Eólica, na praia de Gargaú. A operação, que contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Rodoviária Estadual (DPRV), aconteceu no centro da cidade, onde foi necessário interditar parcialmente a rua principal. Nesta quinta-feira (08), pela manhã, chegaram mais dois caminhões.
No final do ano passado representantes da Gargaú Energética AS (Gesa) se reuniram com o prefeito Beto Azevedo e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Marcelo Garcia, para discutir o esquema especial para transportar os equipamentos.
Ao todo serão 143 carretas do tipo extensivo e prancha. A operação de transporte envolve um esquema especial durante o trajeto do Rio de Janeiro até São Francisco e conta com a escolta particular e apoio das policias rodoviária federal (Br101) e estadual (RJ 224). A operação deve ser concluída dentro de dois meses.
O esquema especial de transporte envolve carretas tipo extensiva e prancha. As do tipo extensiva vão transportar os aerogeradores do porto do Rio até São Francisco. Cada carreta tem 45 metros de comprimento e 2,6 metros de largura e a carga é de nove toneladas. Para se ter uma idéia, o comprimento de cada uma corresponde ao tamanho de duas carretas do tipo “cegonheira”. Já as carretas do tipo prancha sairão do Recife transportando as torres metálicas até São Francisco. Cada uma tem 18 metros de comprimento e três de largura. As cargas terão em média 54 toneladas. Cada carreta desenvolve em média 25 km/h e o trajeto do Rio até o Parque Eólico vai durar cerca de 32 h de viagem.
Segundo o engenheiro da empresa, Miguel Fracchia Jr., alguns trevos de Campos e São Francisco de Itabapoana terão que ser removidos para a passagem das carretas. Em Campos, um dos pontos críticos é na subida da ponte General Dutra. Já em São Francisco uma parte do trevo no centro da cidade terá que ser removida. Além disso, será preciso levantar vários trechos de rede de alta tensão em parceria com a Ampla.
O empreendimento
Com investimento em torno de R$ 130 milhões, São Francisco Itabapoana vai sediar o primeiro parque de energia eólica da região Sudeste. O parque terá 17 aerogeradores de 1,65 MW cada, somando uma potência total de 28 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. O empreendimento é da empresa brasileira Ecopart Ltda.
Cada aerogerador tem 120 metros: 80 metros de altura da torre, mais 40 metros da pá da hélice, altura equivalente a um prédio de 40 andares. Para que o projeto fosse implantado, um estudo de aproximadamente um ano e meio foi realizado para verificação da capacidade e do perfil dos ventos em todas as estações. Os especialistas chegaram à conclusão que o litoral de São Francisco é propício para geração de energia eólica devido à existência de vento constante durante todo ano. (Matéria da Ascom - Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de SFI)
Na tarde desta quarta-feira (07), o prefeito de São Francisco de Itabapoana acompanhou de perto a chegada dos primeiros caminhões de equipamentos pesados, que vão ser instalados no Parque de Energia Eólica, na praia de Gargaú. A operação, que contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Rodoviária Estadual (DPRV), aconteceu no centro da cidade, onde foi necessário interditar parcialmente a rua principal. Nesta quinta-feira (08), pela manhã, chegaram mais dois caminhões.
No final do ano passado representantes da Gargaú Energética AS (Gesa) se reuniram com o prefeito Beto Azevedo e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Marcelo Garcia, para discutir o esquema especial para transportar os equipamentos.
Ao todo serão 143 carretas do tipo extensivo e prancha. A operação de transporte envolve um esquema especial durante o trajeto do Rio de Janeiro até São Francisco e conta com a escolta particular e apoio das policias rodoviária federal (Br101) e estadual (RJ 224). A operação deve ser concluída dentro de dois meses.
O esquema especial de transporte envolve carretas tipo extensiva e prancha. As do tipo extensiva vão transportar os aerogeradores do porto do Rio até São Francisco. Cada carreta tem 45 metros de comprimento e 2,6 metros de largura e a carga é de nove toneladas. Para se ter uma idéia, o comprimento de cada uma corresponde ao tamanho de duas carretas do tipo “cegonheira”. Já as carretas do tipo prancha sairão do Recife transportando as torres metálicas até São Francisco. Cada uma tem 18 metros de comprimento e três de largura. As cargas terão em média 54 toneladas. Cada carreta desenvolve em média 25 km/h e o trajeto do Rio até o Parque Eólico vai durar cerca de 32 h de viagem.
Segundo o engenheiro da empresa, Miguel Fracchia Jr., alguns trevos de Campos e São Francisco de Itabapoana terão que ser removidos para a passagem das carretas. Em Campos, um dos pontos críticos é na subida da ponte General Dutra. Já em São Francisco uma parte do trevo no centro da cidade terá que ser removida. Além disso, será preciso levantar vários trechos de rede de alta tensão em parceria com a Ampla.
O empreendimento
Com investimento em torno de R$ 130 milhões, São Francisco Itabapoana vai sediar o primeiro parque de energia eólica da região Sudeste. O parque terá 17 aerogeradores de 1,65 MW cada, somando uma potência total de 28 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. O empreendimento é da empresa brasileira Ecopart Ltda.
Cada aerogerador tem 120 metros: 80 metros de altura da torre, mais 40 metros da pá da hélice, altura equivalente a um prédio de 40 andares. Para que o projeto fosse implantado, um estudo de aproximadamente um ano e meio foi realizado para verificação da capacidade e do perfil dos ventos em todas as estações. Os especialistas chegaram à conclusão que o litoral de São Francisco é propício para geração de energia eólica devido à existência de vento constante durante todo ano. (Matéria da Ascom - Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de SFI)
Um comentário:
Boa Tarde paulo Noel!!!
Como fazemos para manadar curriculos para esta empresa??
temos que cadastrar na internet ou ir até o local?
Publique essas informações no blog por favor!!!
Postar um comentário