terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Projeto “Praia Limpa” mobiliza voluntários e autoridades no final de semana em São Francisco

Um projeto ambiental denominado “Praia Limpa”, promovido pelas secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente, em parceria com a Gargaú Enérgética S.A. – GESA cemeçou a ser colocado em pratica no final de semana no litoral de São Francisco de Itabapoana. A iniciativa prevê um amplo trabalho de conscientização paralelo à implantação de lixeiras em todo o litoral sanfranciscano. O projeto que teve a participação pessoal do prefeito Beto Azevedo acompanhado do seu vice Frederico Barbosa Lemos contou também com participação de voluntários formado por funcionários de várias secretarias e ainda representantes de Associações de moradores e entidades ligadas ao meio ambiente. Alem da colocação das lixeiras houve a distribuição de material educativo sobre ambiental. Durante o final de semana, foram visitadas as praias de Gargaú, Santa Clara, Sonhos e Sossego e afixadas as 60 lixeiras em formato de manilhas. Até o final do mês, serão implantadas 110 lixeiras nas praias da região. O objetivo é espalhar as lixeiras nos principais pontos turísticos do litoral. Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Marcelo Garcia, o projeto é um diferencial da prefeitura. “As praias já deveriam ter essas lixeiras. Nesse governo, conseguimos implanta-los em parceria com a GESA, mas o prefeito não só se preocupou em instalar as lixeiras como também em fazer um trabalho de conscientização junto às pessoas”, disse Garcia. Para o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, a meta é conscientizar. Antecedendo a próxima realização de abordagens nas praias, nesta sexta-feira (29), haverá uma reunião explicativa, para uma prévia orientação, com todos os secretariados e voluntários que desejarem atuar neste último encontro. Será às 18h, na sede da prefeitura. No próximo final de semana, a equipe percorrerá as praias de Guaxindiba e Manguinhos (30); Lagoa Doce e Barra do Itabapoana (31). (Fonte: Ascom - SFI )

9 comentários:

Marilia disse...

Atendido os pedidos de lixeiras nas praias, só nos resta lembrar aos "porquinhos" de plantão que LUGAR DE LIXO É NA LIXEIRA! Bom verão...

Regina disse...

Ideal seria colocar varias lixeiras ao longo das avenidas no centro da cidade,para diminuir a quantidade de lixo jogado nas ruas,pq podemos observar que tem pessoas que não valorizam a limpeza pública,continuam espalhando o lixo pelas ruas,registrando quantidades de copos descartaveis,pedidos de compra e vendas,papel higienico,embalagens diversas trazido pelos ventos e adentrando as casas e lojas ou ainda transeuntes que passam e o que deveria ser colocado no lixo solta nas calçadas ,no meio das ruas , praça e terrenos baldios.Isso é vergonhoso para nós:CIDADE LIMPA é a que menos se varre e por aqui a varredura é feita duas vezes ao dia,as moças terminam de varrer e logo aparece lixo atrás delas pela falta de educação e compreensão de muitos.Seria interessante tbm a Fiscalização da postura,observar onde há cargas e descargas de mercadorias,nessas arrumações,muitos dejetos estão sendo lançados no meio da avenida e nos incomodando frequentemente.

Luis Mendes disse...

Parabens Paulo Noel e prefeitura. Bom saber que a prefeitura acessa este blog ,falta agora o trabalho principal e mais dificil, consciêntizar o povo de que lugar de lixo é na lixeira

Anônimo disse...

Não há nada de especial nisso!!! Não estão fazendo mais do que a obrigação!!!

Anonimo disse...

Bela iniciativa! Demorou mas parece que agora a coisa vai funcionar. Acho um absurdo o acúmulo de lixo na praia e nas ruas de Gargaú; tanto que aqui vai uma sugestão:
Que sejam "chumbadas" manilhas (para evitar vandalismo),também no chão dos quarteirões de Gargaú destinadas à colocação de lixo doméstico, pois como filha de antigo morador que sou, enfrento um transtorno quando o caminhão de lixo não passa(na passagem de ano o mesmo demorou uma semana pra coletar), e o lixo colocado na porta de casa torna-se alimento para as dezenas de cães famintos que espalham tudo, fazendo com que as ruas fiquem fétidas. É uma verdadeiro martírio!!!
Com essa iniciativa será mais prazeiroso a estada, tanto dos moradores quanto de visitantes como eu, que tenho casa em Gargaú e como todos quero ver, cada vez mais, a cidade crescer pra que possamos nos orgulhar dela.
Mas olha só, a população também tem que ajudar!!!

Angela Alves Bernardo-Rio de Janeiro-RJ

gustavo oliveira disse...

parabéns pela iniciativa que continue assim. praia limpa.

Wesley Carriello disse...

Bom dia,

Por que nao fazemos um trabalho de divulçao para o projeto "Praia Limpa"!
1º - Instalaçao de lixeira pelo nosso litoral, afinal nos temos um grande litoral.
2º - Divulgaçao no portal com planfetos informando o projeto, pois todos os turistas que vao as praias de Sao Francisco tem que passar pelo portal.
3º - Espalha alguns funcionario para trabalhar por plantao nos fins de semanas ajudando com a limpeza, de que forma, garis limpando a praia durante o dia.
4º - Coincentizar e imformar a populaçao de Sao Francisco atraves de radios locais e pedir a cooperaçao de todos.
5º - Educar nosso venderores ambulante para que eles tem o compromisso com a limpeza de nossas praias, pois alem de serem abulantes e nao pagar empostos e uma forma de ajudar com a prefeitura, recolhendo o que sobrou da sua venda o "LIXO".
6º - Com o projeto podemos fazer multiroes com os banhista distribuindo sacolas nos fins de semana para que eles possam guardar seus proprios lixo e jogar na lixeiras.

Vamos limpar nossas praias pois uns dos grandes pontos forte de nosso municipio e as nossas praia, a melhor propraganda e a que vai passando de boca em boca pois vamos fazer com que nossos turistas de hoje tragam mais tres (3) cada um no ano que vem.

Grato pela oportunidade.

Unknown disse...

Olá vim aqui pra dizer que eu me mobilizo para ajudar.
mais isso tem que começar com os do municipio pois tem gente do proprio que não valoriza o nosso municipio.
Começando nas Escolas, Comercio e nas Ruas e por fim nas Praias.

Cleudes Sousa disse...

Muito válida a iniciativa do projeto "Praia Limpa"! Na verdade, se cada um tivesse o bom senso de levar seu lixo de volta pra casa, ou mesmo até uma lixeira, nada disso seria necessário! Sobraria mais tempo para que pessoas com bom dissernimento e iniciativa se dedicassem a outras causas! Mas, infelizmente, muitas vezes precisamos limpar a sujeira que o outro faz! É impressionante como certas pessoas não se sentem envergonhadas em sujar, e prejudicar a natureza! Como será a casa destas criaturas?? Provavelmente, do mesmo jeito que desejam deixar a praia!
Finalizo, REVERENCIANDO aqueles que se dão ao trabalho de juntar seu lixo, na praia, no parque, na praça... e levar para o lugar adequado! Graças a Deus, existem pessoas como vocês!