quinta-feira, 15 de julho de 2010

Grupo de Taboa de São Francisco recebe mais um Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato


O grupo de 25 mulheres da Cooperativa de Artesanato de Taboa de São Francisco de Itabapoana (COOPTABOA), que utiliza a Taboa para fazer artesanato, mais uma vez revela o sucesso que tem feito em todo o país e até no exterior. O grupo ganhou pela segunda vez o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato que premia os melhores do país.

As cem unidades vencedoras recebem certificado, participam da Rodada de Negócio; além da divulgação de três produtos: no site, CD promocional e catálogo.

A Rodada do Negócio é uma espécie de feira que coloca em contato as artesãs com lojistas do Brasil inteiro. De acordo com uma das fundadoras do grupo, Shirley Jardim, a participação no evento é muito positiva.


“Além das negociações com as lojas, fazemos intercâmbio com outras artesãs. Este ano ficamos tão encantados com o trabalho do grupo Trançados de Arapiuns, de Santarém (PA), que faz artesanato com a coroa de folhas do abacaxi, que estamos buscando patrocínio na Caixa para que uma pessoa do grupo venha nos ensinar e para conseguir maquinário. O abacaxi é uma fruta típica do nosso município, queremos aproveitar para agregá-lo a taboa”, revelou Shirley.

A secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, contou que está orgulhosa do sucesso do grupo da Taboa e revelou que as peças do grupo estarão na próxima novela das sete da Rede Globo. “Fico orgulhosa de saber que este grupo surgiu com nosso curso de Geração de Trabalho e Renda. Espero que o sucesso e reconhecimento que eles estão tendo lá fora contribua para aumentar a procura pelos nossos cursos de Taboa. Como a palha é áspera e faz calos nas mãos, acabamos tendo poucas pessoas interessadas em trabalhar com este tipo de material”, lamentou Francimara.

Talentos do Brasil

O COOPTABOA também participou, pelo projeto Talentos do Brasil, da VII Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária que aconteceu em meados de junho em Brasília. Na ocasião foi apresentada a coleção “Passarada – em cada canto, um canto”, inspirada na diversidade de aves e pássaros brasileiros. As peças mostradas no desfile e que aparecem no catálogo foram desenvolvidas pelas artesãs a partir de uma pesquisa que realizaram em suas regiões sobre pássaros típicos. As aves emprestaram suas características e serviram de inspiração para criação das peças.

O grupo de São Francisco se inspirou nos pássaros Bem Te Vi e na Andorinha para criar os seguintes modelos bolsas: gaiola, bando, ninho, vôo 1 e 2. O Projeto do Talentos do Brasil atende as comunidades rurais promovendo a parceria entre artesãs e designers. A matéria prima encontrada na biodiversidade da agricultura familiar é utilizada de forma sustentável.

Ascom-SFI
Fotos: Alessandra Lemos

3 comentários:

marilordes disse...

eu Marilourdes gostaria que vocês pudesse me ajudar a encontrar alguém para vir ate aqui dá um curso de artesanato em taboa gratis pois a counidade é pobre e não podemos pagar e a maioria das familias vive da bolsa familia do governo e o artesanato seria um complemento para sua renda, pois materia prima aqui tem bastante mais é queimada pois não sabemos o que fazer.meu fone 75- 3365-3070.aguado uma ajuda de vocês para poder ajudar essa gente. meu imal marilourdesvieira@yahoo.com

Paula Mendonça disse...

Olá Paulo e Marilordes! Sou consultora do Sebrae e venho trabalhando com a COOPTABOA há mais de cinco anos. Entre em contato com o Sebrae da sua região e solicite uma consultoria para diagnóstico. É uma pena saber que tanta riqueza não está sendo aproveitada de maneira sustentável e social.Boa sorte!
Um abraço, Paula Mendonça www.pmamdesign.com

Paula Mendonça disse...

Olá! Sou a consultora do Sebrae que trabalha com a COOPTABOA. Entrem em contato com o Sebrae mais próximo de sua região para que essa riqueza não continue sendo perdida.
Cordialmente,
Paula Mendonça
www.pmamdesign.com