quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Câmara de SFI antecipa eleição da Mesa Diretora e reelege Tininho presidente


Clique nas imagens para ampliá-las
Paulo Noel e Vinícius Berto
_____________________
A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, em sessão plenária realizada nesta terça-feira, às 18 horas, antecipou a eleição da Mesa Diretora, e reelegeu Tininho presidente do Legislativo para mais dois anos, a partir de 1º de Janeiro de 2011. Os votos que deram a reeleição a Tininho foram dos vereadores Renato de Buena, Claudinho Viana, Adriana Coelho, Jamilton Marcelino e Jarédio Azevedo. Não participaram do processo eleitoral os vereadores Sérgio Elias, Caboclo e Cláudio Henriques.

Para antecipar a eleição, que sempre foi realizada na última sessão do segundo ano legislativo, os vereadores alteraram o Artigo 6º do Regimento Interno da Câmara. O texto original era: “A eleição para renovação da Mesa Diretora realizar-se-á obrigatoriamente na última Sessão Ordinária do 2º ano da legislatura ...”. E com a emenda, o texto que passa a vigorar é: “A eleição para renovação da Mesa Diretora realizar-se-á obrigatoriamente até a última Sessão Ordinária do 2º ano da legislatura...”.

A alteração teve base legal, pois a Lei Orgânica do Município (lei maior de um município), que também versa sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara, já havia sido alterada em 2006.

Assim como em Campos, São Francisco de Itabapoana também antecipou a eleição. No município vizinho a instabilidade política por conta da cassação de Rosinha é uma justificativa plausível. Por aqui, a manobra legal, inevitavelmente, vai gerar desdobramentos na opinião pública de São Francisco de Itabapoana. Mesmo não concordando com esse tipo de alteração, o blog destaca a legitimidade dos vereadores em mudar o regimento interno. Prática, aliás, que vem acontecendo em diversas câmaras espalhadas pelo Brasil.

Fotos: Fátima Marques

Atualizado às 17h33 de 26-08-10: Atendendo ao pedido de uma internauta que se identificou, retiramos as fotos em que aparece o público assistindo à reunião da reeleição de Tininho. Alegou a internauta que estava nesta reunião do Legislativo, para acompanhar a leitura da Mensagem do Executivo com o Anteprojeto de Lei propondo a criação de 600 cargos, ou seja, assunto relacionado ao Concurso Público e não para assistir reeleição de Mesa da Câmara. Aproveitando a oportunidade, quero informar aos internautas que não aceitaremos mais comentários anônimos que, agora , poderão ser feitos por pessoas cadastradas no google ou através do nosso e-mail www.paulonoel2008@gmail.com . Agradeço a todos.

11 comentários:

Luiz Cláudio Souza disse...

Discaradamente uma manobra política que espera a cassação do prefeito além do fato aproveitador do afastamento de Fabinho do estaleiro.
Estava na posse do prefeito em 1° de Janeiro,e me recordo muito bem da promessa de Tininho em abrir mão da 2° eleição pra Fabinho,nunca me enganou.

LIDIA DA SILVA disse...

BOA TARDE LUIZ CLÁUDIO!
BEM LEMBRADO SOBRE A PROMESSA DO NOSSO VEREADOR E PRESIDENTE DA CAMARA TININHO,AINDA BEM QUE ESSA PROMESSA NÃO FOI COMPRIDA,NÃO ACHA? JA PENSOU NOS TERMOS UM PESIDENTE QUE UM DIA ESTA NO CARGO E OUTRO NÃO,UM VEREADOR QUE FOI TIRADO DO CARGO POR CORRUPICAO OU SEJA COMPRA DE VOTO.MAS ISSO NAO VEM AO CASO ESTAMOS FALANDO DA PROMESSA DO NOSSO PRESIDENTE,SERA QUE TININHO PODE ELEGER FABINHO COMO PRESIDENTE COM SEU UNICO VOTO,PORQUE NAO SABEMOS QUEM VOTA NELE DOS VEREADORES,PQ É BOM LEMBRAR QUE NINGUEM VENCE UMA ELEIÇAO SE NAO TIVER A MAIORIA.
CREIO EU TBM QUE ESSA PROMESSA FOI DESFEITA QUANDO O VEREADOR FABINHO FOI AFASTADO DO CARGO OU SERA QUE ELE PODE SER PRESIDENTE SEM SER AO MENOS VEREADOR??
VOU DEIXAR ESSA PERGUNTA PARA QUE PAULO NOEL RESPONDA PARA NOS LEITORES DO SEU BLOG...
PARABENS PELA AUDIENCIA!!

Anônimo disse...

Em São Francisco as leis são criadas ou modificadas, para favorecer um grupo político.Srs vereadores vamos criar leis que favoreçam o município,São Francisco não é mais considerado sertão de São João da Barra, hoje pelos 40% da populção játem uma graduação,a época do coronelismo ja acabou faz tempo. Trabalhe com honestidade. Parabéns para voce vereador que não participou dessa manobra.
Obrigada Paulo Noel pelo espaço
CLÁUDIA DE SÃO FRANCICO

Anônimo disse...

Amigo Paulo Noel,

Estou tentando entender uma coisa: o vereador Jarede Azevedo que é primo do Prefeito Beto Azevedo, ambos eleitos no mesmo palanque e que pelo que me consta, dava sustentação ao governo na Câmara, votou em Tininho para presidente. Então isso quer dizer que o presidente reeleito foi o candidato do prefeito?
Paulo, gostaria que você ou algum amigo que faz comentário em seu blog e tenha conhecimento, falasse alguma coisa a respeito.
Obrigado pelo espaço.
Silvio (Buena)

Anônimo disse...

Boa noite Paulo Noel,
Como se diz: o que esperar de politicos. Essa eleicao antecipada e mais uma demonstracao da individualidade dos nossos politicos. Uma manobra ridicula e descabida dos vereadores, principalmente daquele que se dizia amigo de Fabinho.Mas nada como um dia apos o outro.Muitos por ali passaram ganharam muito dinheiro com manobras parecidas como essa e hoje alem de nao terem mandatos ficaram tambem sem o dinheiro sujo que ganharam.Vamos esperar ate onde vai essa sujeira toda. A justica do homem e violada , mas a de Deus nunca falha.
Um grande abraco Paulo Noel e obrigada pelo seu maravilhoso trabalho.Pelo menos podemos dizer que o nosso municipio tem algo a se destacar.

Marcia Cristina

Thiago Viana disse...

Vou dar uma opinião completamente isenta sobre essa situação:

1) Tininho uso de um expediente político-administrativo criado na 1ª gestão do atual Prefeito Beto Azevedo, quando este era Presidente da Câmara e tentava, e conseguiu, sua reeleição; portanto, se existem culpados são os vereadores da legislatura passada, que aprovaram a Emenda nª 01/2006;

2) A alteração no regimento interno foi feita com um atraso de 4 anos, pois era imperativa tal alteração com a aprovação da Emenda nº 01/2006;

3) Tininho lançou mão de uma possibilidade que qualquer pessoa usaria, repito, qualquer pessoa usaria, portanto é hipocrisia criticá-lo por isso. Podemos tecer críticas à figura do atual Presidente da Câmara por qualquer outro motivo, menos por esse;

4) Parafraseando um político de nosso município: "acordo político é firme igual manteiga no espeto quente". Quem acredita um acordo político para o futuro é, no mínimo, ingênuo... O verbo muda conforme a verba;

5) Essa eleição ratifica uma situação política que não muda desde a criação do Município: sempre no biênio de sucessão eleitoral o Presidente é oposição;

6) O Município ganha mais um potencial candidato para as eleições de 2012, pois qual assessor não massagearia o ego do Presidente com tal sugestão (Querem aprender mais sobre o que estou falando, leiam O Príncipe de Nicolau Maquiavel).

Denize disse...

LAMENTAVEL TER QUE DIZER:INFELIZMENTE AINDA PRECISAM RETORNAR AOS BANCOS ESCOLARES,APRENDER A LER,ESCREVER E INTERPRETAR PARA DEPOIS CAMINHAR...ESSA é a realidade da nossa CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES!PARABÉNS AOS VEREADORES SERGIO ELIAS DA SILVA,CLAUDIO HENRIQUES e KDEMAR CORDEIRO!!!NADA É POR ACASO!!!

Anônimo disse...

Bom dia Paulo Noel!

Disso tudo só espero uma coisa, que o nobre vereador Claudinho, que fora conduzido ao cargo por força de uma decisão judicial, pelo menos ele, tente fazer alguma coisa não em prol de grupos políticos e interesses pessoais, e sim, em favor do povo que tanto precisa de representantes voltados para o interece coletivo. Ao meu ver, não começou bem, pois basta lembrar da gestão anterior ao do prefeito Beto Azevedo, para saber se o presidente eleite seria uma boa escolha.

Paulo noel, parabéns pelo belíssimo trabalho!

Luciano de Sfco.

José Antônio disse...

Parabenizo os vereadores por usarem a lei de maneira correta, principalmente os vereadores de primeiro mandato que estavam sendo tido como inexperiente, e é bom lembrar que o atual prefeito uso desse msm artifício em 2006.

Agradeço a vc Paulo Noel por usar de democracia em sua rádio e em seu blog.

Marcos Viana disse...

Luciano
Mesmo não concordando com sua opinião, mas vc tem todo direito de espressar a sua opinião afinal vivemos num pais democratico , só que eu queria acrescentar algumas coisas q vc esqueceu de escrever ou nao quis escrever : Vc colocou q Claudinho foi conduzido ao cargo por força judicial, mas esqueceu de colocar que Fabinho saiu do cargo pela essa mesma força judicial e as razões que tiraram ele do cargo é de conhecimendo de todos os cidadãos dessa cidade, e queria te lembrar tambem, que o presidente q vc citou questionando se seria uma boa escolha, se hoje ele esta eleito presidente da camara, foi eleito pela maioria dos votos dos vereadores inclusive do que saiu, e se ele foi reeleito, foi com a maioria dos votos dos vereadores e vc só citou o nome de Claudinho , a imprensão no seu depoimento vc deixou uma duvida: Se vc realmente se preocupa com o municipio ou pretende atingir Claudinho, pois acompanho o blog de paulo noel diariamente e nunca vi um comentario seu a favor do nossa cidade.
Boa noite paulo noel, só mandei esse comentario porque sei que vc é uma pessoa correta e esta pronto a ouvir as opinioes das pessoas e tenho certeza que vc vai colocar a minha opinião no seu blog.
Um abraço,
Marquinho Viana

Sandro Alencar disse...

Vejo que algumas pessoas estão falando do promessa entre o Presidente e o Vereador Fabinho que não foi...mas não podemos esquecer das muitas promessas do Prefeito que ainda esperamos.