quarta-feira, 17 de novembro de 2010

São Francisco sedia II Encontro Regional de Educação

Alunos da escola municipalizada Dirceu Dias, de Guaxindiba, apresentaram o projeto de dança “Movimento na Escola”.

.
Na tarde desta terça-feira (16/11), na sede da secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, aconteceu o II Encontro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). O evento teve a finalidade de reorganizar os setores regionais da UNCME e fortalecer os conselhos municipais de educação.

O encontro contou com a participação da secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira e de representantes dos municípios da região Norte/Noroeste Fluminense. Na ocasião, os alunos da escola municipalizada Dirceu Dias, de Guaxindiba, apresentaram o projeto de dança “Movimento na Escola”.

Com o tema “A importância dos Conselhos de Educação para a democratização do ensino no Brasil”, a coordenadora Estadual da UNCME, Sônia Pegoral, ministrou uma palestra apresentando alguns princípios da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). “A constituição deve causar em nós um espírito novo que se integre aos padrões de ensino. Devemos nos questionar para saber qual é o nosso papel e dessa forma trabalharmos por uma gestão democrática em nossa região”, disse Sônia.
.
Na oportunidade, também foi apresentada toda a agenda territorial do conselho; composta por fóruns, oficinas, seminários e reuniões. O objetivo é unificar os trabalhos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
.
Para a secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira, o encontro foi bem aproveitado. “O evento foi de caráter informativo e de formação. A participação de todos os representantes regionais mostrou o interesse de cada um em buscar melhorias no ensino. A troca de informações serviu para unificar as idéias e desta forma fortalecer nosso conselho”, salientou Yara.

União Nacional de Conselhos Municipais de EducaçãoO Conselho Municipal de Educação age como órgão normativo, deliberativo, consultivo e fiscalizador dos sistemas municipais de ensino. Na região Norte/Noroeste Fluminense 18 municípios integram o conselho. São eles: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Francisco de Itabapoana, São Fidelis, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai. (Fotos e texto: Ascom - SFI)

Nenhum comentário: