sexta-feira, 10 de junho de 2011

Festa do Divino Espírito Santo completa 236 anos

Imperador e da Imperatriz 2012 serão conhecidos neste domingo



Mantendo uma tradição de 236 anos, São João da Barra celebra, entre os dias dois e 12 de junho, 50 dias após a quaresma, o Divino Espírito Santo. Realizada pela paróquia de São João Batista com apoio da prefeitura, os festejos unem religiosidade e folclore e vai de encontro à vocação cultural do povo sanjoanense. O município é um dos poucos no Estado do Rio de Janeiro a realizar a festa, que teve início através de quatro portugueses vindos da Ilha dos Açores e buscaram repetir na vila os costumes de sua terra natal, onde foi construída a primeira capela em honra ao Divino.

Desde o dia dois de junho, uma série de eventos católicos, como missas, novenas, ornamentação de mastros, exposição, além de passeio ciclístico, movimentam o município que tem seu grande dia, no próximo 12 de junho, onde às 8h30 sai um cortejo acompanhando a imperatriz Maria Fernanda Gomes Amaral e o imperador Gabriel Miranda Almeida, com o povo devoto e a banda executando o hino próprio para a entronização da Custódia do Divino Espírito Santo, na Igreja Matriz. Logo depois haverá missa solene celebrada pelo pároco padre Gustavo Ribeiro. Às 18 horas acontece a solene e tradicional procissão e posterior missa.

Logo após a santa missa, haverá o sorteio do Imperador e da Imperatriz 2012 e entrega de brindes às crianças participantes do cortejo matutino e procissão. No encerramento, haverá descida do mastro e queima de fogos.

Nenhum comentário: